Besançon Franche-Comté France Guide

Besançon: aqui estamos nós!

VIDA NA FRANÇA

Brasileiros morando em Besançon

Como eu disse no meu último post, resolvemos partir de Toulouse para uma nova experiência. Viemos parar então em Besançon, uma cidadezinha encantadora e desconhecida (nem venham me dizer que já ouviram falar desse lugarzinho no interior da França! Rs!).

Franche-Comte Besançon
Localização da cidade de Besançon, França.

Se vocês jogarem “Besançon” no Google, não vão encontrar muitas informações. Para quem não fala francês, então, piorou. Por isso ao longo do tempo vou contando para vocês um pouquinho sobre a cidade, curiosidades históricas e, claro, mostrar para o que fazemos por aqui, ok?

Bom, a primeira pessoa a escrever sobre a existência da cidade foi Julio César, que a batizou, no período de 1058, de Vesontio. No século IV, o nome foi adaptado para Bisontion. Besançon foi oficializado mesmo em 1243. Ao longo do século XVI e até o início do século XVII, o local esteve sob domínio da Espanha.

+ Leia também: “Trabalhar para viver ou viver para trabalhar?”

Capital da região Franche-Comte, Besançon conta atualmente com aproximadamente 120 mil habitantes e, embora ainda seja pequenininha, tem praticamente toda a infra estrutura de uma cidade grande: malha de ônibus, estação de trem; sistema de tramway (uma espécie de metrô de superfície), ótimo comércio, cinemas, museus, teatro, parques; e claro, um rio encantador chamado Doubs que envolve a cidade deixando-a com àquele ar tipicamente Europeu!

Tramway
Tramway de Besançon. Foto: NiKi Verdot.

O custo de vida é bem abaixo das grandes cidades, e ainda assim tem bastante coisa pra fazer. Fora isso, é pertinho de várias cidades interessantes e com tantos meios de locomoção, morar por aqui e viajar pela Europa não é tarefa difícil! 🙂

Besançon além de ser conhecida como uma das cidades “mais verdes” da França, também é renomada pela sua qualidade de vida, pelo seu patrimônio histórico e cultural e por sua arquitetura única. Em termos arquitetônicos, a cidade é toda construída em pedra de Chailluz, uma pedra calcária da região de cor amarelada, com manchas entre o azul e o cinza. Dizem que quando o tempo está seco a cor é cinza/azul, e quando chove, com a absorção da umidade, a pedra se torna cada vez mais amarela.

Interior da França
Centro de Besançon. Foto: NiKi Verdot.

A região Franche-Comte é conhecida também pelos seus queijos – alguns são produzidos apenas nesta região. O Mont d’or, por exemplo, é produzido pela região; e só é comercializado em um determinado período do ano (vale muito a pena experimentar).

Fromage Mont d’or
Queijo Mont d’or – Tradicional da região France-Comte. Foto: NiKi Verdot.

Com tanta beleza e com o estilo de vida da população de Besançon fica difícil não se apaixonar pela cidade. Estamos prestes a completar 2 meses por aqui e a cada dia gostamos mais e mais da escolha que fizemos.

Gostou? Então compartilhe este post!

12 thoughts on “Besançon: aqui estamos nós!

  1. Olá.
    Estarei em Besançon no início de fevereiro para pesquisar sobre Marie Phisalix. Preciso de contato de um professor da Universidade de Besançon e não consigo retorno da Universidade. Tb preciso de orientações sobre onde ficar por 3 a 4 dias. Alguém poderia falar comigo pelo WhatsApp 55 71 98121-1552?
    Precisarei de algumas informações históricas da cidade, especialmente do período de 1860 a 1900.

  2. Olá bom dia? Primeiro, parabéns pelo post, muito bacana mesmo. Bom, estou pensando em ir morar na França, e pesquisando sobre cidades com baixo custo achei Besançon, gostei muito pq é isso que procuro, porém, quero saber sobre empregos, o que a cidade tem a oferecer sobre o assunto? Desde de já agradeço.

    1. Olá, Márcio! Tudo bem? Já não moramos mais em Besançon, mas posso dizer que é uma cidade bem fofa e relativamente grande. Besançon tem bastante comércio, fábricas, Universidade bem reputada… Mas claro, tudo depende da sua área e do que está buscando como emprego. Quanto ao custo de vida, sinceramente não acho que seja tão mais baixo que a maioria das cidades “do interior”.
      Bon courage!

  3. Olá pessoal.Estou indo para Besançon em Maio para ficar 3 meses estudando francês no CLA,mas estou com dificuldades em achar lugares para ficar.Vcs sabem de imobiliárias,ou pessoas que alugam quarto?Agradeço desde já. Denise.

    1. Olá Denise! Tudo bem? Que legal! Dizem que o CLA é excelente mesmo! E Besançon é uma gracinha, apesar de bem pequena rs… Apto é difícil mesmo.. Foi por isso que nos mudamos de Toulouse para Besançon.. Com imobiliária é quase impossível pq vc tem que apresentar milhares de documentos e não querem só para 3 meses. Você pode encontrar diretamente com pessoas particulares através deste site: https://www.leboncoin.fr/colocations/offres/franche_comte/?th=1&location=Besan%E7on%2025000
      Outra opção é ficar nos quartos da própria Universidade. Tem um prédio na mesma rua do CLA só para estudantes. Aproveite bem! 😉

  4. Ola!! Eu amei cada post!!!!
    Voce saberia me dizer se tem algum curso de frances para brasileiros em Besançon?

    Obrigada!!

    1. Oi Camila! Tudo bem? Muito obrigada! Fico muito contente de saber que gostou! Tem sim, na Universidade mesmo tem curso intensivo de francês para estrangeiros. Dizem que vale muito a pena! 😉

  5. Bom dia. Estou pensando em morara em Besançon, mas ainda pairam algumas dúvidas. Estive na cidade em Agosto/Setembro e é completamente diferente da vida no Brasil, an?
    Gostaria de dicas do que fazer nos finais de semana, além de ir ao cinema e fazer trilhas…. e ainda mais nos dias de chuva!

    1. Olá Kelly, tudo bem? Sim, a vida na França em geral já é completamente diferente do Brasil. Em Besançon, principalmente. Sinceramente não sei. Domingo a cidade fica completamente fechada, inclusive supermercados e padarias. A cidade fica deserta. Você pode sair para ir dar uma volta na cidade, passear nos parques ou sair para comer (exatamente entre 12h00 e 14h00 ou 19h00 e 22h00). Além disso, realmente não tem nada na cidade. Digamos que é uma cidade para descansar e aproveitar a natureza. Por isso é muito recomendada para aposentados. 🙂

  6. BOM dia amo muito essa cidade e habito lá já faz um ano e sou muito feliz por isso. se precisarem de guia podem me contatar!

    1. Olá Daiane Amaral. Sou estudiosa de Proudhon e Besançon é sua cidade natal.
      No momento estou em Portugal e gostaria de passar pelo menos uns 3 dias aí para conhecer os locais onde possui algo sobre ele.
      Você poderia me ajudar?
      Luiza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *