Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France

Riquewirh: um dos vilarejos mais belos da França

Alsácia
Riquewihr: Les Plus Beaux Villages de France

Com pouco mais de 1200 habitantes e apenas 17,04 Km² de área, Riquewihr é uma das cidades mais famosas da região da Alsácia e, provavelmente, a mais visitada.

Localizada no meio das vinhas (faz parte da Rota dos Vinhos da Alsácia) e com arquitetura medieval, ela está classificada entre “Os  vilarejos mais belos da França” (Les Plus Beaux Villages de France).

Curiosidade: O título “Les Plus Beaux Villages de France” é outorgado por uma associação, criada em 1982, que visa promover o turismo de pequenos municípios da França com menos de 2000 habitantes, e com patrimônio excepcional.

Ela tem combinado durante séculos a qualidade de seus vinhos (reconhecidos internacionalmente) e sua belíssima arquitetura; sendo por isso, também reconhecida como a “Pérola da vinha da Alsácia”.

Com arquitetura típica da Alsácia, Riquewihr conta com casas em estilo enxaimel do século XIII ao século XVIII; em todas as variações possíveis de madeira esculpida, janelas decoradas e floridas, piso de pedras, e pátios decorados com poços antigos e fontes.

Riquewihr é também Patrimônio Mundial da Unesco.

Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Riquewihr – Rota do Vinho da Alsácia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Riquewihr, Alsácia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Quando visitar Riquewihr?

Riquewihr é um encanto o ano todo. No entanto, a melhor época para visitá-la é na primavera (nos meses de maio, junho e julho); ou no verão (nos meses de julho, agosto e setembro), quando a cidade fica ainda mais bonita com Sol e flores para todo lado.

Só não se esqueça que julho e agosto são também os meses mais movimentados em relação à turistas.

Quantos dias ficar?

Um bate e volta pode ser suficiente para conhecer o vilarejo com calma. É possível, inclusive, visitar Riquewihr e Ribeauvillé no mesmo dia. Agora se preferir visitar com calma cada cantinho da Rota dos Vinhos da Alsácia, você também pode passar uma noite em Riquewihr.

Onde se hospedar em Riquewihr?

Riquewirh, é uma gracinha, e apesar de pequenininha, oferece boas opções de hospedagem.

Algumas recomendações são:

Best Western Hotel & SPA Le Schoenenbourg

Hôtel Le Riquewihr (com piscina fechada e sauna)

Hotel à l’Oriel

Hôtel De La Couronne

Le B. Cottage

Como chegar e se locomover em Riquewihr

Riquewihr não tem estação de trem. Você poderá chegar à cidade por ônibus ou carro. Caso vá de carro, as áreas de estacionamento ficam no lado externo à muralha que cerca à cidade. O acesso ao centrinho poder ser feito por dois pontos principais: pela entrada da prefeitura ou pela passagem da Torre dos Ladrões.

Assim como nas demais cidades da Alsácia, o ideal é percorrer todo o centrinho a pé mesmo. As ruas são estreitas e você terá grande dificuldade para encontrar um lugar para estacionar.

Alugue um carro na Alsácia

O que fazer em Riquewihr?

Riquewihr é uma delícia para ser percorrida sem pressa, simplesmente observando os mínimos detalhes das construções, parar para tomar um café e degustar os vinhos locais. Mas se quiser uma dica, comece a sua visita subindo a rua principal, a “Rue du General de Gaulle”. Esta rua que vai da prefeitura até a Torre Dolder, é repleta de casas magníficas.

A Prefeitura de Riquewihr (Hôtel de Ville), em um estilo muito mais clássico que as casas medievais presentes, foi construída em 1809. Observe no nº 13, uma bela casa no século XVI oriel e o nº 14, que é considerada a maior casa de enxaimel da Alsácia. Outras belas casas, muitas vezes muito floridas, também estão no caminho.

Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Hôtel de Ville (Prefeitura) de Riquewihr. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Arquitetura histórica de Riquewihr.

Curiosidade: Assim como na Rota Romântica da Alemanha, a Alsácia faz parte da rota migratória das cegonhas. Assim, esta ave foi escolhida como o símbolo da Alsácia e você encontrará sua representação por toda parte: em fachadas das casas, em lojas de souvenir, placas de sinalização, etc.

Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Carnaval em Riquewihr. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Riquewihr, Alsácia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
+ Leia também: “5 Motivos para Viajar pela Europa na Primavera”

A Torre Dolder, erguida em 1291 juntamente à primeira fortificação, é o monumento mais expressivo de Riquewihr. Ela era a porta de entrada do vilarejo, torre de guarda; e também uma espécie de mirante de observação (com seus 25 metros de altura).

A Torre manteve a sua aparência medieval, com fachada exterior “austera para dissuadir os inimigos” e fachada interior decorada com madeira e estilo enxaimel. Do topo, os visitantes podem desfrutar de uma vista para a planície da Alsácia. Na língua alsaciana “Dolder” significa “ponto mais alto”.

Atualmente abriga também o Museu da Cidade (acesso pago), que apresenta objetos do cotidiano dos habitantes da cidade.

Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Le Dolder. Fotos: 1001 Dicas de Viagem.

Aos pés da Torre está “Fontaine de la Sinne”, uma fonte construída em 1560; que era usada para verificar a capacidade dos barris de vinhos ou outros recipientes. O leão no alto segura os brasões dos lordes de Horbourg (estrela) e de Riquewihr (chifres de antílope de Württemberg e estrela).

1001 Dicas de Viagem

Atenção:
Diferente da maioria das cidades francesas, na Rota dos Vinhos da Alsácia e na Rota Romântica da Alemanha a água das fontes não é potável.

Passando a Torre e saindo da cidade, você terá uma bela vista das muralhas e da ponte levadiça, muito bem preservada.

Retornando à cidade e virando à esquerda, logo após o Dolder, na rua dos judeus (“Rue des Juifs”), que abrigou o antigo gueto da cidade, você chegará ao Museu da Torre dos Ladrões (“Tour des Voleurs”).

+ Leia também: “Mercados de Natal na Europa”
Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Riquewihr, Alsácia. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

A Torre dos Ladrões é a antiga prisão de Riquewihr. Com 18 metros de altura, abriga calabouços de época, com sala de tortura e sala de guarda. O acesso é pago.

Volte pela Rue des Juifs e atravesse a Rue General De Gaulle para pegar a Rue du Cerf; e em seguida, a Rue Saint Nicolas. Esta região também é repleta de casinhas super charmosas. Em seguida, pegue a rua lateral até o Castelo de Württemberg.

O Castelo de Württemberg foi construído em Georges de Württemberg em meados do século XVI. Você poderá notar o contraste interessante com as muitas casas em estilo enxaimel. Atualmente, abriga o Museu da Comunicação que traça a história das telecomunicações, dos romanos até a transmissão sem fio.

Rota de Vinhos da Alsácia: degustação de vinhos locais

Riquewihr fica na Rota dos Vinhos da Alsácia, então nada mais justo que aproveitar a visita para degustar os vinhos locais. Você pode simplesmente parar e entrar em uma das diversas “Caves” presentes na rua principal de Riquewihr; ou se estiver em Colmar ou Estrasburgo, agendar um Tour com degustação em 3 vinícolas diferentes em Riquewihr e Ribeauvillé. Esta excursão guiada (em inglês) tem duração de 8 horas; e inclui ainda o transporte em minivan (saindo de Estrasburgo ou Colmar) e WiFi a bordo.

Riquewihr Alsace - Les Plus Beaux Villages de France
Degustação de vinhos da Alsácia. Foto: Arquivo pessoal.
+ Veja também: “Borgonha: A Rota dos Vinhos Grands Crus de Bicicleta”

Gostou? Então compartilhe este post!

5 thoughts on “Riquewirh: um dos vilarejos mais belos da França

  1. Fiquei apaixonada na arquitetura da cidade, parece cidade cinematográfica. Estou louca para conhecer.!

  2. Não conheço o vilarejo de Riquewirh, mas já gostei de saber que fica na rota dos vinhos. Eu adoro visitar vinícolas e tenho muita vontade de ir nessa região por conta dos Rieslings. Com certeza uma boa dica para incluir no roteiro de viagem!

  3. Fiquei apaixonada por esse seu post!!! Que lugar mais fofo! Com certeza já incluirei na minha lista de destinos e, claro, que seguirei todas essas dicas.?

  4. These little villages in Alsace look all the same, but each one has something special that makes the visit worthwhile. As you suggest, I visited Riquewihr and Ribeuville – and Kaysersberg! in one day. I just hope I can go back one day to spend more time.

  5. Portugal tem um programa parecido, para promover pequenas aldeias históricas do interior do país. Mas acho que nenhuma alcançou o sucesso turístico de Riquewirh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *