Gurten: montanha e parque de Berna, Suíça

Gurten: montanha e parque de Berna, Suíça

Se você estiver na Suíça e decidir conhecer a capital, Berna, vale a pena incluir o Gurten no seu roteiro. Esse é um dos meus lugares favoritos na cidade. Espero que vocês gostem também!

Trata-se de uma montanha que fica pertinho do centro histórico da cidade (mais ou menos 10 minutos de transporte público) e de onde é possível observar os Alpes Suíços e os chamados pré-Alpes (um grupo de montanhas chamado “Jura”).

Lá em cima existe um campo bem grande, com uma grama perfeitamente cuidada e muitas árvores. Lembra do gramado dos Teletubbies? Pois é, igualzinho. Existe mesmo!

Gurten Park Berna Suíça
Vista do Gurten, Suíça. Foto: Julia Borba.

No verão as pessoas sobem o morro levando toalhas e petiscos e fazem pique-nique lá em cima ou vão até lá para brincar com cachorro e fazer churrasco com os amigos. Mas grande parte dos visitantes sobe com a família. Existe um parquinho para crianças com trenzinho, que está sempre movimentado, além de restaurantes com uma vista deslumbrante para a cidade e até mesmo um hotel.

Para os mais aventureiros, crianças ou adultos, há ainda um caminho de terra bastante inclinado para descer o morro com bicicleta ou em um pequeno trenó que desce parte da montanha.

Gurten Park Bern Suisse
Gurten Park, Suíça. Foto: Julia Borba.

A subida até lá pode ser feita a pé (em pouco mais de 30 minutos) ou de bondinho  (em pouco mais de 5 minutos). O preço do bondinho é 10,50 Francos, ida e volta, por adulto. Crianças com até 6 anos não pagam e entre 6 e 16 anos é cobrada meia-tarifa, 5,50 Francos. 

O Gurten pode ser visitado durante o ano todo. Mas a procura maior é na primavera, verão e outono, quando a temperatura é mais agradável para ficar ao ar livre.

Um detalhe importante é que no verão acontece lá em cima, em meados de julho, o maior festival de música da cidade, com duração de quatro dias, o famoso “Gurten Festival”. Os ingressos para esses shows acabam logo nos primeiros meses do ano (ainda antes de serem anunciadas as bandas). Como o evento é muito amado as pessoas compram o ingresso mesmo antes de ter todas as informações, para garantir melhor preço e o bilhete de entrada para o festival. Durante esses dias de show é possível acampar no morro – o que é feito por muitos festeiros que compram mais de um dia de show.

O engraçado é que os organizadores do festival permitem que as pessoas subam com bebidas próprias (até um litro de qualquer coisa, seja alcoólico ou não), contanto que esteja em uma garrafinha pet. Nada de vidro ou alumínio.

O acesso ao Gurten é feito desde 1.899 e estima-se que quase um milhão de pessoas subam a montanha por ano. Clicando neste link é possível dar uma olhadinha na camera em tempo real do Gurten para saber se a visualização está boa o suficiente para fazer o passeio. Não tem graça fazer o percurso para perder a vista, né?

 

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços

Veja como fazer câmbio com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Entenda tudo sobre o Seguro Viagem

Alugue carros pelos melhores preços

Economize e corte filas em passeios

 _________________________________________________________________________________

Gostou? Então compartilhe este post!

Julia Borba

Julia Borba é repórter de formação e já trabalhou em grandes redações como a Folha de São Paulo e a Rede Globo. Apaixonada pelo Brasil e pelo mundo, é uma das adeptas da teoria de que a vida é curta demais para ficar em apenas um lugar. Além do Brasil, já morou nos Estados Unidos e na Suíça, onde atualmente cursa mestrado em Comunicação Empresarial. Para ela viajar é sinônimo de felicidade – seja por destinos rústicos e com muita na natureza ou encontrando os lugares super charmosos espalhados pelas grandes cidades. Adora contar historias e compartilhar dicas e experiências com todos os apaixonados por viagens.

12 comentários em “Gurten: montanha e parque de Berna, Suíça

  • 5 de novembro de 2017 em 11:06
    Permalink

    Impressionante como cada cantinho da Suiça é lindo, né? Ainda não conheço esse, mas já está na listinha de lugares que preciso ir. Adorei!

    Resposta
    • 14 de novembro de 2017 em 14:06
      Permalink

      Verdade, Tati! Pra todo lado a gente levanta a máquina fotográfica e sai um cartão postal!! 🙂

      Resposta
  • 3 de novembro de 2017 em 00:54
    Permalink

    Gramado do Teletubbies é pacabá, hahaahahhahaha!!!
    Tenho visto tanta coisa legal da Suíça ultimamente que agora tô pensando seriamente em ir!

    Resposta
    • 14 de novembro de 2017 em 14:17
      Permalink

      Mas não lembra muito Teletubbies? hahahahaha… Mas sério, esse país merece ser conhecido <3 Vc vai gostar!! 🙂

      Resposta
  • 1 de novembro de 2017 em 23:10
    Permalink

    Achei a Suíça muito incrível, quero voltar e conhecer mais das outras cidades, com certeza deve ter muito a se desbravar!

    Resposta
    • 14 de novembro de 2017 em 14:19
      Permalink

      Verdade, Flávia. É um país tão pequenininho, mas tem muuuuita coisa para fazer por aqui!! 🙂

      Resposta
  • 31 de outubro de 2017 em 20:12
    Permalink

    Que lugar mais lindo! Morro de vontade conhecer a Suiça.
    E deve ser ainda mais interessante visitar durante o periodo do festival.

    Resposta
    • 14 de novembro de 2017 em 14:23
      Permalink

      Nossa, Ju! O festival é realmente muito bom. Calor, muita gente, músia boa, uma vista incrível… Vale a pena! Se vc animar de vir, fique de olho nos ingressos. Eles realmente compram as coisas com antecedência por aqui. Dai depois vai ficando muito mais caro até acabar. Eles vendem tudo no início do ano, tipo fevereiro. Incrível…

      Resposta
  • 30 de outubro de 2017 em 18:30
    Permalink

    Uau! Muito lindo esse lugar. Uma vista incrível! Suíça é um sonho de destino que um dia ainda vou conhecer. Até lá fico lendo sobre dicas maravilhosas como essa!

    Resposta
    • 14 de novembro de 2017 em 14:31
      Permalink

      Tenho certeza que vai amar. Enquanto isso você vai pensando se quer vir no frio, com a vista das montanhas branquinhas de neve; outono, quando a temperatura é mais agradável e a natureza está toda colorida (folhas verdes, amarelas e vermelhas); verão para nadar nos rios e fazer longas caminhadas pelas montanhas ou na primavera, quando todas as ruas estão cheias de flores! Tem muita coisa para decidir! 🙂

      Resposta
  • 30 de outubro de 2017 em 13:00
    Permalink

    Adorei! Que vista, hein?! Nunca dei muita bola pra Suiça, mas a cada novo post que leio fico com mais vontade de conhecer esse país tão cheio de atrativos!

    Resposta
    • 14 de novembro de 2017 em 14:34
      Permalink

      A mesma coisa comigo, Alessandra. Não estava nos meus planos conhecer a Suíça, mas é realmente um encanto! Eles sabem aproveitar a vida e a natureza. É tudo perfeitamente bem cuidado e as pessoas são muito educadas. Uma cultura bastante interessante e muitos lugares lindos <3

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
  
error: Content is protected !!