Zaanse Schans: um perfeito bate-volta de Amsterdam
Que tal aproveitar sua passagem pela Holanda para fazer um bate-volta até Zaanse Schans, a charmosa vila de moinhos de vento nos arredores de Amsterdam? Localizada à menos de 20 minutos da capital, esta réplica da antiga e típica vila Holandesa parece ser o cenário de um filme. Não tem como não se apaixonar!
Uma vila repleta de moinhos na Holanda
A charmosa Zaanse Schans foi criada nos anos 70 com o intuito de reviver à época da pré-industrialização. Os 13 moinhos ali presentes se encontravam espalhados pelo país; e foram concentrados nesta área com o objetivo de preservar e mostrar a história de um dos principais símbolos holandeses.
Os moinhos de madeira foram dispostos formando um semi círculo em torno do Rio Zaan. No interior, diversas pontes possibilitam à transição de um lado para o outro. Também existem algumas casas típicas holandesas residências e outras que funcionam como lojas ou museus. A sensação é de se andar por um museu a céu aberto.
Moinhos e museus
Embora os moinhos sejam a principal atração de Zaanse Shans, também há outros museus e exposições que valem muito a pena conferir. Dos 13 moinhos no local, apenas 6 estão abertos para visitação. Alguns deles continuam ativos e produzindo. Outro funcionam como museus e podem ser visitados mediante um ingresso simbólico. Outros funcionam como lojas de produtos locais. Também podemos entrar dentro de um dos moinhos para ver como eles funcionam e subir até o seu topo. É bem interessante!
Fábrica de queijos holandeses e tamancos de madeira
Não deixe de visitar a fábricas de queijos holandês e a produção de tamancos holandeses. Na fábrica de queijos, além de fazer a visita e aprender sobre o processo, você pode provar diferentes queijos holandês recém produzidos e fazer suas comprinhas. Provei um dos melhores goudas da minha vida neste dia!
+ Leia também: “visita à queijaria Gaugry na Borgonha”
Em Zaanse Shans também é possível assistir a produção de tamancos de madeira, os calçados típicos holandeses. O artesão faz o tamanco ali na hora mesmo, e é realmente muito legal! Os tamancos de madeira se popularizaram na Holanda em 1430, com o intuito de evitar que as pessoas tivessem contato com a lama nas ruas e a umidade do chão das casas; e se tornaram um símbolo do país.
Como chegar a Zaanse Schans
Zaanse Schans é o bate e volta perfeito para quem sai de Amsterdam e é super fácil de chegar, inclusive de transporte público. Existem duas opções saindo da estação central de trem de Amsterdam. Você pode pegar o trem para Alkmaar e descer na estação Koog-Zaandik; e em seguida fazer uma caminhada de aproximadamente 10 minutos até Zaanse Schans. Ou então, a outra opção é pegar o ônibus 391 da empresa Conexxion; que sai a cada 15 minutos do terminal (localizado nos fundos da estação central de trem).
Dica rápida
A entrada em Zaanse Schans é gratuita, no entanto, alguns museus são pagos.
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para uma viagem para o exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar a sua entrada. Faça uma cotação online na Seguros Promo, e compare o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom 1001DICAS5.
Atividades em Amsterdam
Consulte e reserve seus passeios através do Get Your Guide, uma das maiores e mais confiáveis plataformas de ofertas turísticas do mundo; com profissionais e empresas qualificadas que oferecem os mais variados tipos de passeios e serviços turísticos. Nós sempre utilizamos e recomendamos. Dá só uma olhada:
Onde ficar em Amsterdam?
Se você planeja se hospedar alguns dias na região, não se esqueça de reservar com bastante antecedência para garantir não apenas sua estadia, como as melhores ofertas de hotéis ou apartamentos em Amsterdam.