Lagos, Algarve em Portugal
Lagos é um dos pontos turísticos obrigatórios em qualquer roteiro de viagem pela famosa região de Algarve, em Portugal. Quem vem descendo de Lisboa pelo litoral percebe de cara que a cidade é diferente das demais. Além de ser maior (que, no caso, significa ter mais de 31 mil habitantes) ela é sempre movimentada. São diversas as opções de restaurantes, hotéis e pousadas. À noite, a cidade de Lagos, Algarve em Portugal é viva: com muitos jovens e festas em todo centro antigo.
Mas não é de hoje que Lagos atrai tanto interesse. Historicamente, a cidade é rica e prospera, devido à sua posição geográfica: no lado oposto à costa africana. Lagos já foi um dos mais importantes centros de atividade marítima de Portugal; onde paravam caravelas trazendo riquezas e escravos. Um verdadeiro ponto de comércio Português.
Praia da Dona Ana: a praia “mais linda do mundo
Mesmo com tantas opções na cidade, a atração principal ainda é a praia. Em 2013 a Praia da Dona Ana, bem no coração da cidade, foi eleita pela famosa revista espanhola Condé Nast Traveller como a mais bonita do mundo.
Para mim, qualquer uma das nossas praias em Fernando de Noronha ganham na beleza, mas o visual é realmente fantástico. As falésias bastante impressionantes, em um tom de amarelo forte, meio dourado, e formações que parecem brotar de dentro do oceano. Por causa dos formatos irregulares a área de banho acaba sendo pequena, mas bastante charmosa. Um cenário único e especial. O acesso à praia é feito por escadas e na parte superior, além de um disputado estacionamento, há também barraquinhas vendendo toalhas, cangas e sorvetes.
+ Dica de hospedagem em Lagos, Portugal
Ao fazer excursões de barco ou caiaque também é possível acessar algumas cavernas próximas à orla. Os pacotes para os passeios são vendidos em qualquer ponto da cidade e também em alguns hotéis. Nós recomendaram o passeio de caiaque, que da uma vista privilegiadas das praias e cavernas, principalmente nos cantinhos em que as embarcações não conseguem chegar. O passeio dura um pouco mais de 2 horas. Já o passeio com o barquinho são aproximadamente 40 minutos. Infelizmente, no dia reservado para o nosso passeio de caiaque, o mar estava muito agitado, com ondas grandes e todos os grupos tiveram de ser cancelados por segurança. Ficamos então com essa curiosidade enorme, que certamente só vai passar depois de uma nova viagem para Lagos. O preço dos passeios (caiaque ou barquinho) é de aproximadamente 25 euros por pessoa.
A Dona Ana faz tanto sucesso que os turistas que chegam para conhecer a famosa praia acabam dando mais movimento à cidade. Pousadas e hotéis ficam lotados, principalmente no verão. Para quem gosta de sossego ou de praias mais tranquilas, a Dona Ana não é o melhor destino. Mas realmente vale a pena conhecer, mesmo que para conhecer lá de cima e tirar algumas fotos. É um visual de tirar o fôlego.
Dica rápida:
Para quem vai viajar de carro, algumas noções importantes de distância:
– De Lagos para Faro: cerca de uma hora, 91 Km.
– Do Lagos para o Cabo de São Vicente: pouco mais de 40 min, 39Km.
Que lugar lindo e que fotos! Meu irmão ficou aí e ficou apaixonado. Agora entendo o motivo.
Nossa… que lugar mais lindo! Tenho muita vontade de conhecer Portugal e Algarve sem dúvidas estará no meu roteiro. Obrigada pelas dicas e informações. Bjs
Não conheço Noronha, mas acho que sou das suas… a praia parece ser linda e eu não recusaria um mergulho por lá, mas agora dizer que é a mais bonita do mundo?! Acho que faltou viagem pro jornalista, viu hahhahha
Amo Portugal mas ainda não conheço a região de Algarve. Tenho muita vontade. Gostei muito do post e das dicas. Lindas fotos, lindas praias. Abraço.
Fiquei sonhando ainda mais com esse destino depois de ver seu post e as fotos! Essa regiao deve ser muito especial e quero mto planejar uma visita a Portugal que inclua pelo menos uma semana por ali para conhecer essas praias com calma!
Abraços
Ainda vou conhecer esse lugar, assim como toda a região de Algarve… Tomara que consiga ir logo!!!
a região do algarve é supreendente! eh um dos chamarizes para uma viagem a portugal, estou com saudades das praias aheuaheu quem sera q foi a dona ana pra ter seu nome numa praia ne aheuahe
Não cheguei até o Algarve quando estive em Portugal e por isso mesmo, entre outras mil razões, pretendo voltar um dia.
A praia parece pelas fotos bem bonita. O nome eu sei que é! rsrsrsrs Ótima sugestão para quando visitar este país novamente. 🙂 bj
Só fiquei pensando no preço que uma família de 4 pagaria para o caiaque! Ah, real desvalorizado…
Como se dá o acesso à praia? Há uma trilha ou degraus?
Bom, com o real desvalorizado já até desanima pensar em qualquer coisa na Europa na verdade… Mas se já estiver por aqui não dá pra ficar pensando nisso né? O caiaque sai 25 por pessoa. E o acesso a praia da ana é por escadas mesmo, mas o caiaque na verdade fica no centro. Para o acesso também vão ter escadinhas, mas poucas.
Um dos lugares que tenho que conhecer sem dúvida, já li vários relatos sobre Lagos e todos falam a mesma coisa, talvez próximo ano quero visitar Portugal e aproveitar as lindas praias.