Conhecendo Lagos, Algarve em Portugal e a famosa Praia da Dona Ana

Conhecendo Lagos, Algarve em Portugal e a praia “mais bonita do mundo”

Lagos, Algarve em Portugal

Lagos é um dos pontos turísticos obrigatórios em qualquer roteiro de viagem pela famosa região de Algarve, em Portugal. Quem vem descendo de Lisboa pelo litoral percebe de cara que a cidade é diferente das demais. Além de ser maior (que, no caso, significa ter mais de 31 mil habitantes) ela é sempre movimentada. São diversas as opções de restaurantes, hotéis e pousadas. À noite, a cidade de Lagos, Algarve em Portugal é viva: com muitos jovens e festas em todo centro antigo. 

Mas não é de hoje que Lagos atrai tanto interesse. Historicamente, a cidade é rica e prospera, devido à sua posição geográfica: no lado oposto à costa africana. Lagos já foi um dos mais importantes centros de atividade marítima de Portugal; onde paravam caravelas trazendo riquezas e escravos. Um verdadeiro ponto de comércio Português. 

 

Praia da Dona Ana: a praia “mais linda do mundo

Mesmo com tantas opções na cidade, a atração principal ainda é a praia. Em 2013 a Praia da Dona Ana, bem no coração da cidade, foi eleita pela famosa revista espanhola Condé Nast Traveller como a mais bonita do mundo. 

Para mim, qualquer uma das nossas praias em Fernando de Noronha ganham na beleza, mas o visual é realmente fantástico. As falésias bastante impressionantes, em um tom de amarelo forte, meio dourado, e formações que parecem brotar de dentro do oceano. Por causa dos formatos irregulares a área de banho acaba sendo pequena, mas bastante charmosa. Um cenário único e especial. O acesso à praia é feito por escadas e na parte superior, além de um disputado estacionamento, há também barraquinhas vendendo toalhas, cangas e sorvetes.

Lagos, Algarve em Portugal
Praia da Dona Ana em Lagos, Algarve em Portugal. Foto: Julia Borba.
Lagos, Algarve em Portugal
Praia da Dona Ana em Lagos, Algarve em Portugal. Foto: Julia Borba.

Ao fazer excursões de barco ou caiaque também é possível acessar algumas cavernas próximas à orla. Os pacotes para os passeios são vendidos em qualquer ponto da cidade e também em alguns hotéis. Nós recomendaram o passeio de caiaque, que da uma vista privilegiadas das praias e cavernas, principalmente nos cantinhos em que as embarcações não conseguem chegar. O passeio dura um pouco mais de 2 horas. Já o passeio com o barquinho são aproximadamente 40 minutos. Infelizmente, no dia reservado para o nosso passeio de caiaque, o mar estava muito agitado, com ondas grandes e todos os grupos tiveram de ser cancelados por segurança. Ficamos então com essa curiosidade enorme, que certamente só vai passar depois de uma nova viagem para Lagos. O preço dos passeios (caiaque ou barquinho) é de aproximadamente 25 euros por pessoa.

A Dona Ana faz tanto sucesso que os turistas que chegam para conhecer a famosa praia acabam dando mais movimento à cidade. Pousadas e hotéis ficam lotados, principalmente no verão. Para quem gosta de sossego ou de praias mais tranquilas, a Dona Ana não é o melhor destino. Mas realmente vale a pena conhecer, mesmo que para conhecer lá de cima e tirar algumas fotos. É um visual de tirar o fôlego.

Lagos, Algarve em Portugal
Praia da Dona Ana em Lagos, Algarve em Portugal. Foto: Julia Borba.
Lagos, Algarve em Portugal
Praia da Dona Ana em Lagos, Algarve em Portugal. Foto: Julia Borba. 
-> -> Confira também: Dica de hospedagem em Lagos, Portugal <- <-
Dica rápida:

Para quem vai viajar de carro, algumas noções importantes de distância: 

– De Lagos para Faro: cerca de uma hora, 91 Km. 

– Do Lagos para o Cabo de São Vicente: pouco mais de 40 min, 39Km.

 

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços

Veja como fazer câmbio com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Entenda tudo sobre o Seguro Viagem

Alugue carros pelos melhores preços

Economize e corte filas em passeios

 _________________________________________________________________________________

Gostou? Então compartilhe este post!

Julia Borba

Julia Borba é repórter de formação e já trabalhou em grandes redações como a Folha de São Paulo e a Rede Globo. Apaixonada pelo Brasil e pelo mundo, é uma das adeptas da teoria de que a vida é curta demais para ficar em apenas um lugar. Além do Brasil, já morou nos Estados Unidos e na Suíça, onde atualmente cursa mestrado em Comunicação Empresarial. Para ela viajar é sinônimo de felicidade - seja por destinos rústicos e com muita na natureza ou encontrando os lugares super charmosos espalhados pelas grandes cidades. Adora contar historias e compartilhar dicas e experiências com todos os apaixonados por viagens.

11 comentários em “Conhecendo Lagos, Algarve em Portugal e a praia “mais bonita do mundo”

  • 21 de julho de 2017 em 18:07
    Permalink

    Que lugar lindo e que fotos! Meu irmão ficou aí e ficou apaixonado. Agora entendo o motivo.

    Resposta
  • 17 de julho de 2017 em 14:37
    Permalink

    Nossa… que lugar mais lindo! Tenho muita vontade de conhecer Portugal e Algarve sem dúvidas estará no meu roteiro. Obrigada pelas dicas e informações. Bjs

    Resposta
  • 17 de julho de 2017 em 11:54
    Permalink

    Não conheço Noronha, mas acho que sou das suas… a praia parece ser linda e eu não recusaria um mergulho por lá, mas agora dizer que é a mais bonita do mundo?! Acho que faltou viagem pro jornalista, viu hahhahha

    Resposta
  • 16 de julho de 2017 em 21:35
    Permalink

    Amo Portugal mas ainda não conheço a região de Algarve. Tenho muita vontade. Gostei muito do post e das dicas. Lindas fotos, lindas praias. Abraço.

    Resposta
  • 16 de julho de 2017 em 17:53
    Permalink

    Fiquei sonhando ainda mais com esse destino depois de ver seu post e as fotos! Essa regiao deve ser muito especial e quero mto planejar uma visita a Portugal que inclua pelo menos uma semana por ali para conhecer essas praias com calma!

    Abraços

    Resposta
  • 16 de julho de 2017 em 14:35
    Permalink

    Ainda vou conhecer esse lugar, assim como toda a região de Algarve… Tomara que consiga ir logo!!!

    Resposta
  • 16 de julho de 2017 em 05:56
    Permalink

    a região do algarve é supreendente! eh um dos chamarizes para uma viagem a portugal, estou com saudades das praias aheuaheu quem sera q foi a dona ana pra ter seu nome numa praia ne aheuahe

    Resposta
  • 15 de julho de 2017 em 18:30
    Permalink

    Não cheguei até o Algarve quando estive em Portugal e por isso mesmo, entre outras mil razões, pretendo voltar um dia.

    A praia parece pelas fotos bem bonita. O nome eu sei que é! rsrsrsrs Ótima sugestão para quando visitar este país novamente. 🙂 bj

    Resposta
  • 15 de julho de 2017 em 16:38
    Permalink

    Só fiquei pensando no preço que uma família de 4 pagaria para o caiaque! Ah, real desvalorizado…
    Como se dá o acesso à praia? Há uma trilha ou degraus?

    Resposta
    • 16 de julho de 2017 em 08:51
      Permalink

      Bom, com o real desvalorizado já até desanima pensar em qualquer coisa na Europa na verdade… Mas se já estiver por aqui não dá pra ficar pensando nisso né? O caiaque sai 25 por pessoa. E o acesso a praia da ana é por escadas mesmo, mas o caiaque na verdade fica no centro. Para o acesso também vão ter escadinhas, mas poucas.

      Resposta
  • 15 de julho de 2017 em 15:12
    Permalink

    Um dos lugares que tenho que conhecer sem dúvida, já li vários relatos sobre Lagos e todos falam a mesma coisa, talvez próximo ano quero visitar Portugal e aproveitar as lindas praias.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!