Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem

Mergulho em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha/PE

Mergulho em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, é o principal parque marinho brasileiro, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática de mergulho. As águas quentes (temperatura média de 27ºC) e praticamente livres de sedimentos, proporcionam condições excepcionais de visibilidade (de até 50 metros) em seus mais de 24 pontos de mergulho.Portanto, seja de snorkel ou cilindro, mergulhar é sem dúvida uma das coisas mais incríveis que você pode fazer em Fernando de Noronha – E que com certeza ficará registrado na sua memória para sempre!

Caso não tenha muitos dias na Ilha, assim que chegar, procure uma operadora de mergulho para agendar o seu passeio, pois não é possível fazer mergulho e pegar o voo da volta com menos de 24 horas.
Operadoras de mergulho em Fernando de Noronha

Há cinco operadoras de mergulho em Noronha. Águas Claras, Atlantis e Noronha Divers são as mais antigas; e podem operar dentro da área do Parque Nacional Marinho. Já a Sea Paradise (do Fernando Cabeção) e a Mar de Noronha (do Bodão)são as duas mais novas operadoras, independentes, que fazem as saídas na Praia do Porto.

As operadoras oferecem o mergulho de batismo (para os iniciantes), mergulho para credenciados e também cursos de mergulho.

​Os valores, no entanto, podem variar tanto em função da atividade, quanto da empresa escolhida. Mas para se ter uma idéia, o mergulho de batismo embarcado costuma sair em média R$ 450,00, enquanto pelas empresas independentes, pela Praia do Porto, sai na faixa de R$ 250,00. A diferença de preço é gritante, claro. Mas apesar de existir um navio naufragado na Praia do Porto, eu queria mesmo era mergulhar embarcada; pulando diretamente em alto mar e tendo a possibilidade de encontrar animais bem maiores.

A Atlantis Divers é considerada a maior operadora de mergulho de Noronha, ao menos em questão de estrutura; mas por indicação de amigos locais eu escolhi a Águas Claras Fernando de NoronhaE com certeza também é para eles que vai a minha recomendação. Foi tudo maravilhoso! Eles têm uma ótima estrutura e nos atenderam perfeitamente bem durante nosso mergulho e treinamento.

Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
Foto: NiKi Verdot
Mergulho de Batismo em Fernando de Noronha

O mergulho batismo nada mais é do que o mergulho com cilindro para pessoas que ainda não tem o curso e o certificado. Antes do mergulho você receberá algumas instruções básicas; aprenderá alguns sinais para se comunicar embaixo da água, testará os equipamentos e, voilà! Estará pronto para mergulhar.

É claro que o mergulho de batismo é feito junto com um instrutor individual, que te acompanhará durante todo o passeio. É ele quem controla o equipamento (para saber a quantidade de oxigênio disponível, por exemplo) e te lembra (se necessário), de equalizar a pressão no ouvido.

É possível chegar até 12 metros de profundidade; sendo o mergulho de 30 minutos embaixo d’água. Mas vale lembrar que o tempo só começa a contar depois que você estiver totalmente adaptado à respiração; ou seja, iniciar mesmo a descida.

+ Encontre hotéis com desconto em Noronha
Mergulho em Fernando de Noronha

O mergulho foi agendado antecipadamente. Assim, quando chegamos, preenchemos um formulário com informações médicas e assinamos o termo de responsabilidade. Logo após, recebemos as orientações básicas para o mergulho.

Feito tudo isso, pegamos a embarcação com o grupo todo e a equipe de instrutores. No grupo, além de mim e minhas duas amigas, haviam várias outras pessoas. Eu estava tão ansiosa e “tensa” que não sei nem dizer ao certo quantas pessoas haviam.

Só no barco, já no meio do caminho, é que começamos a nos equipar com a roupa de neoprene, lastro (cinto com pesos que impede que o mergulhador suba à superfície), e o colete. Antes de pularmos na água também provamos a máscara e as nadadeiras.

Como já disse anteriormente, com a Águas Claras cada pessoa desce para mergulhar com um instrutor; e não um grupo de pessoas com um único instrutor. Além disso, eles esperam um determinado tempo para descer, evitando que fique todo mundo “aglomerado”, o que acaba assustando os animais e, consequentemente, ninguém vê nada além de corais.

+ Encontre hotéis com desconto em Noronha

Ao cair na água, o instrutor ensina alguns sinais para que seja possível a comunicação embaixo d’água. Por exemplo, para subir, descer, indicar de está tudo bem, qual animal está passando, etc.

Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
Sinal de que está tudo bem. Foto: Arquivo pessoal | NiKi Verdot

O grupo também está sempre acompanhado por um fotógrafo que vai tirando fotos e filmando. O serviço de vídeo costuma ser pago antes, enquanto que o de fotos você pode escolher no mesmo dia (à noite, após o mergulho), e pagar por foto.

Também tem sempre a opção de alugar uma máquina fotográfica (mesmo que em outra empresa) para você ter seu próprio registro. Claro que se você tiver uma máquina à prova d’água ou uma Go Pro, não vai precisar disso (e vai economizar uma boa grana).

+ Leia também: “Fernando de Noronha: Planejamento”

Teoricamente o princípio é o mesmo do snorkel, ou seja, nosso nariz fica tampado com a máscara e temos que puxar e soltar o ar pela boca. Claro que na prática é um pouco diferente, principalmente se você se afobar. Mas em geral, quem se dá bem com o snorkel não costuma ter grandes problemas e se acostuma rapidinho.

Fernando de Noronha embaixo d’água

A vida marinha em Noronha consegue ser ainda mais (se é que é possível) apaixonante que fora d’água. É uma sensação inexplicável.

Apesar de existirem mais de 230 espécies de peixes e 15 espécies de corais no arquipélago; cada um vive uma experiência totalmente única. Eu tive a alegria e a oportunidade de ver corais maravilhosos e nadar com moréias, cardumes e tartarugas. Inclusive eu e meu instrutor encontramos uma tartaruga que aparentemente é rara por lá – juro que ela era maior até do que eu (1,70 m).  

Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
O mergulho mais incrível. Foto: Arquivo pessoal | NiKi Verdot
Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
Foto: NiKi Verdot
Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
Foto: NiKi Verdot
Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
Foto: NiKi Verdot
Mergulho de Cilindro em Fernando de Noronha | 1001 Dicas de Viagem
Foto: Arquivo pessoal | NiKi Verdot

Neste mergulho não encontrei com tubarões e golfinhos, mas eu os vi em outras oportunidades, como no mergulho de snorkel na Baía do Sueste e no passeio de barco.

Foi sem dúvida o auge da minha viagem. Por isso, não vá embora sem ter essa experiência incrível! Eu diria até que se tiver que escolher um único passeio na ilha, que invista no mergulho!    

Atenção:

– É aconselhável realizar o mergulho com no mínimo 24h de antecedência do seu voo da volta, por conta da pressão atmosférica e da altitude.

– Também não é aconselhado comer nada muito pesado antes de mergulhar.

– Mulheres gestantes e pessoas com problemas de saúde, como: problemas cardíacos, respiratórios ou hipertensão, não podem realizar o mergulho.

– Crianças a partir de 10 anos podem mergulhar, desde que com autorização por escrito do responsável.

– Caso queira fazer mergulho apenas de snorkel, considere comprar um kit de mergulho (máscara e snorkel) antes da viagem. Os preços na ilha são bem altos e você poderá economizar bastante evitando o aluguel.

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Vai para França ou Holanda? Reserve sua passagem pelo site oficial da KLM

Gostou? Então compartilhe este post!

1 thought on “Mergulho em Fernando de Noronha

  1. Achei super incrível esse post! eu e meu namorado estamos guardando dinheiro pra poder ver esse lugar lindo. eu já estava ansiosa, imagina agora depois de ter lido esse post!!!!

    continue assim e obrigado pelas 1001 dicas de viagem hahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.