London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem

Visita à London Tower: Imperdível

Londres
Visita à London Tower ou Torres de Londres

De todos os pontos turísticos de Londres, talvez este seja o mais imperdível. Idealizada por William I (Guilherme), o Conquistador, em 1078, a Torre de Londres (London Tower) é o o castelo mais antigo da Inglaterra, sendo de lá para cá, guardados quase 1000 anos de história, contos de conspirações, assassinados, assombrações, etc.

+ Garanta seu ingresso antecipadamente

A Torre de Londres, que na verdade é uma fortaleza, já serviu como “quartel general”, palácio real, presídio (considerado o principal da Inglaterra durante séculos, sendo palco de execução de alguns criminosos e de duas esposas do Rei Henrique VIII, Ana Bolena e Catarina Howard, consideradas culpadas de traição) e, atualmente, é uma das super atrações turísticas de Londres, sendo o local onde estão expostas as jóias da coroa.

London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Exterior da Torre de Londres. Foto: NiKi Verdot.
London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Visita à Torre de Londres. Foto: NiKi Verdot.
London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Visita à Torre de Londres. Foto: NiKi Verdot.
Sobre a Tour:

Entramos na Torre de Londres por volta das 13h00, e o que poderia ter sido a pior idéia possível deu muito certo. Felizmente não pegamos fila e conseguimos ver tudo nos mínimos detalhes. Ainda assim, recomendo não arriscarem tanto e chegarem bem cedo (por volta das 09h00, quando abrem os portões).

+ Garanta o seu London Pass e tenha entrada livre em 60 atrações

Assim que você atravessa o portão já dá de cara com os “Yeoman Warders” ou “beefeaters” como foram apelidados – guardas britânicos responsáveis por cuidar da London Tower (antigamente recebiam seus pagamentos em bifes – “beef eater” – motivo pelo qual foram assim chamados). Eles ficam lá para dar as boas vindas aos visitantes, e assim que se formam grupos, saem fazendo uma breve visita guiada por alguns dos principais pontos da Torre, contando suas histórias sombrias e dando detalhes de como ela funciona hoje em dia.  Como anfitriões do lugar, contam as histórias da Torre de uma forma mais teatral (com vozes e termos mais rebuscados), então se não estiver com o inglês afiadinho você pode reservar audioguides em português para o passeio.

Bloody Tower e Traitor’s Gate:

O Portão dos Traidores era o local por onde entravam os condenados por alta traição na corte. Foi por ele que Ana Bolena entrou na Torre de Londres para ser decapitada a mando do rei. Segundo a história, na época, o caminho que levava ao Traitor’s Gate pela London Bridge era cheio de estacas de madeiras em suas laterais, sendo em cada uma delas enfincada a cabeça de um prisioneiro condenados à morte.

Exposição das Jóias da Coroa

Imperidvel! Demos sorte de chegar na Torre em um horário meio vazio e assim conseguimos ver todas as jóias de pertinho, com todos os detalhes trabalhados, ler as placas, curtir o passeio – tudo com calma e espaço.  Lá dentro é proibido tirar fotos, tá? Mas é muito legal mesmo! Lá estão expostas todas as jóias, cetros, ornamentos, tudo o que já pertenceu a cada rei da história da Inglaterra. Você também poderá ver de perto as coroas que só saem em ocasiões especiais (como na coroação da Rainha Elizabeth II) e diamantes que fizeram história (como o Diamante Hope, que segundo a lenda todos os homens que já o tiveram sofreram mortes bizarras depois, como Luís XVI da França e Maria Antonieta, que foram à guilhotina durante a revolução francesa).

A Torre Branca 

O passeio segue pelas exposições de armas da Torre Branca – a Torre de Londres propriamente dita. Vale super a pena conhecer o interior dela, especialmente pela coleção real de armaduras ali exposta, de todas as épocas e lugares, como armaduras inglesas, espanholas, árabes – todas com explicações em inglês e algumas ainda com atividades interativas. Depois de apreciar todas as peças expostas, vá até o topo da Torre Branca para ver o que na época de sua construção, chegou a ser considerado o ponto mais alto da cidade. A London Tower tem ainda uma ala onde ficam os equipamentos de tortura (que dizem ter sido utilizados mais em lendas do que propriamente em torturas, vai saber!).

London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Armadura do Rei Henrique VIII. Foto: NiKi Verdot.
London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Armaduras na Torre Branca. Foto: NiKi Verdot.
London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Exposição na Torre Branca. Foto: NiKi Verdot.
Os Corvos

Acredite ou não, os corvos lá presentes também tem um papel especial. Por volta de 1600, chegou aos ouvidos do Rei Carlos II a lenda de que se os corvos fossem removidos da London Tower, a monarquia cairia na Inglaterra. Como o melhor é não arriscar, até hoje os beefeaters cuidam direitinho dos corvos para mantê-los sempre por lá.

London Tower - London Travel Tips | 1001 Dicas de Viagem
Corvos (gigantes!) na Torre de Londres Foto: NiKi Verdot.
A Cerimônia das Chaves

Todos os dias, no período da noite, ocorre a Cerimônia das Chaves – ritual de trancar a Torre de Londres, realizado há 700 anos pelos beefeater, para que nenhum prisioneiro pudesse escapar. O ritual parece ser cheio de mistérios e encenação, mas não é tão fácil para assistir. Para participar da cerimônia não é preciso pagar a mais pelo bilhete se você já tem a entrada da London Tower, mas é preciso fazer a reserva do lugar. Você deve encaminhar uma carta (endereço no final do post) informando todas as pessoas que estarão presentes na cerimônia; e sugestão de duas datas. Depois disso, mediante a disponibilidade de espaço físico, os tickets são emitidos.

O tour com o beefeater não compreende todas as partes do castelo; e por isso vale a pena dedicar algumas horas para passear por lá por conta própria hein!

E fique atento; pois a qualquer hora você pode dar de cara com Ana Bolena ou Rei Henrique VIII circulando pela Torre Londres! Rs! São atores que fazem a encenação de momentos históricos importantes que aconteceram por lá.

+ Veja como assistir a Troca da Guarda de Londres

Dicas rápidas

– Se quiser aproveitar com calma o passeio pela London Tower, reserve pelo menos meio período do seu dia. Acredito que aproximadamente 3 horas estejam de bom tamanho para poder passear e conhecer sem pressa as histórias dos cômodos; e fazer valer a pena o passeio.

Compre seu ticket com antecedência, especialmente se estiver indo para Londres em época de alta temporada (junho a outubro). Este passeio é um dos mais procurados, o que acarreta em loooongas filas na bilheteria. Se preferir, você pode comprar seu ticket por aqui.

– A Torre de Londres é bem sinalizada, mas com tanta história para contar, se não estiver com um guia, é um lugar que realmente vale a pena pegar os audioguides, disponíveis em português e que precisam ser adquiridos com antecedência, junto com a compra do bilhete. 

– Caso queira assistir a Cerimônia das Chaves, envie sua carta para o endereço abaixo:

Ceremony of the Keys Office Tower of London

LONDON, EC3N 4AB Great Britain

Tel: +44 (0)20 3166 6278 

 

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Vai para França ou Holanda? Reserve sua passagem pelo site oficial da KLM

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *