Fête des Lumières de Lyon - Festa das Luzes em Lyon | 1001 Dicas de Viagem

Fête des Lumières: o Festival das Luzes em Lyon

EVENTOS Lyon

Como todos os anos, no início de dezembro, o Festival das Luzes se desenrola no centro da cidade de Lyon, perpetuando uma tradição estabelecida há mais de 150 anos.

A História da Festa das Luzes

O Festival das Luzes teve início com a inauguração da estátua dourada da Virgem Maria em Fourvière. A inauguração que originalmente estava programada para 8 de setembro de 1852, foi adiada para 8 de dezembro devido à uma inundação do Rio Saône. No entanto, nesta mesma noite, logo após a chuva, o céu clareou e todos os moradores de Lyon colocaram, espontaneamente, velas na beira de suas janelas; dando assim início ao Festival das Luzes de Lyon.

Esta tradição permanece até hoje, e todo dia 8 de dezembro, os moradores de Lyon (os “Lyonnais”) iluminam suas janelas e descem para a rua para admirar a sua cidade iluminada.

Em 1999 o Festival das Luzes de Lyon passou a ser um evento no formado que conhecemos hoje; ou seja, com duração de 4 noites e atraindo visitantes de todo o mundo.

Fête des Lumières de Lyon - Festa das Luzes em Lyon | 1001 Dicas de Viagem
Atração na Fête des Lumières de Lyon. Foto: Ville de Lyon.
La Fête des Lumières de Lyon

Luzes, projeções e instalações luminosas encantam as noites no centro da cidade. Apesar de bem longe da sua forma original – de simples velas colocadas nas janelas dos habitantes de Lyon – o sucesso e a multidão estão cada vez mais presentes; tendo atraído quase 2 milhões de visitantes só no último ano. Motivo pelo qual vale a pena se programar com antecedência para aproveitar o evento.

+ Garanta sua hospedagem com desconto e antecedência

Na edição de 2018, porém, o festival a céu aberto traz 80 criações luminosas diferentes, muito mais interativas, joviais, e menos contemplativas.

Sem um tema específico, esta edição da Fêtes des Lumières deixou também rédeas livres aos artistas convidados. Muitos deles aproveitaram para promover a defesa do planeta e a economia energética.

Por tradição, e por causa da sua origem religiosa, todos os anos o Festival escolhe uma instituição de caridade para a operação “As Luzes do Coração”. Os fundos arrecadados são inteiramente doados para a associação escolhida (diferentes a cada ano). Este ano, em 2018, os fundos voltam para a associação Docteur Clown, que entretém crianças doentes em hospitais.

Fête des Lumières de Lyon - Festa das Luzes em Lyon | 1001 Dicas de Viagem
Atração na Festa das Luzes de Lyon. Foto: Muriel Chaulet/Ville de Lyon.
Fête des Lumières de Lyon - Festa das Luzes em Lyon | 1001 Dicas de Viagem
Atração na Festa das Luzes de Lyon. Foto: Philippe Desmazes/AFP.
A organização da Festa

Um evento mágico e bem organizado. Além das informações no site oficial do Festival das Luzes, os visitantes podem adquirir a programação completa e impressa em vários pontos da cidade. Dessa forma, podem também se preparar com antecedência para aproveitar melhor a festa.

+ Garanta o “Lyon City Card” e aproveite ainda mais a cidade

Por questões de segurança (devido aos atentados terroristas que a França sofreu) o evento passou a ser restrito ao centro da cidade Lyon. Esta área é delimitada com grade e o acesso é feito por barreiras de controle. A presença da polícia e dos militares é constante.

Ah, vale lembrar que portar mochilas, malas e sacolas dentro dessa área no horário da festa também é proibido. Então evite de sair com muita coisa.

Como chegar até a Festa das Luzes

Os táxis, ônibus e carros não circulam na região da festa. Assim, o único meio de transporte é o metrô; que passa a ter acesso livre durante a Fête des Lumières com o Ticket Fête.

Bicicletas também são uma ótima opção.

Fête des Lumières de Lyon - Festa das Luzes em Lyon | 1001 Dicas de Viagem
Atração na Festa das Luzes de Lyon. Foto: Ville de Lyon.
Onde se hospedar em Lyon

O ideal é ficar no centro da cidade, já bem próximo do local da festa, ou em hotéis próximos ao metrô. Os bairros mais históricos no centro, como Presqu’île e Vieux Lyon, são bem recomendados.

É muito importante garantir sua hospedagem com bastante antecedência. Bastante mesmo! Caso contrário, um mês antes do evento provavelmente você encontrará apenas hotéis bem afastados do centro e sem fácil acesso ao centro.

+ Garanta sua hospedagem com desconto e antecedência

O que fazer durante o dia?

O Festival das Luzes em Lyon ocorre exclusivamente durante as 4 noites de dezembro, próximas ao dia 8 de cada ano. No entanto, durante o dia você pode aproveitar para conhecer esta cidade, que muitas vezes foi eleita como um dos melhores destinos da Europa.

Lyon é a terceira maior cidade da França e tem, além de belas arquiteturas históricas, um imenso patrimônio protegido pela Unesco. Conhecida como uma das cidades da gastronomia, a comida, é claro, também não fica para traz!

+ Bilhetes com acesso rápido para o Mini World Lyon

Informações práticas:

Este ano a Fête des Lumières de Lyon ocorre do dia 06 ao 09 de dezembro.

Quinta e domingo: das 19h00 às 23h00.

Sexta e sábado: das 20h00 às 00h00.

Dica esperta!

– Reserve seu hotel com bastante antecedência, pois o evento é realmente muito solicitado.

– Antes do evento, instale o aplicativo da Fêtes des Lumières no seu smartphone e imprima os circuitos.

No site oficial do evento você também encontra a programação completa e explicações sobre as obras.

Sem dúvida a Fête des Lumières é uma bela oportunidade de passar um final de semana mágico (e gratuito!) em Lyon.

VAI VIAJAR? COMECE A PLANEJAR SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços e sem taxa de reserva

Airbnb: ganhe R$ 130 de desconto na sua 1ª hospedagem

Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto

Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Compre seus ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

Reserve seu carro com as melhores locadoras e pague em reais em até 12x (e sem IOF)

Procurando os melhores preços de passagem aérea? Então aqui é o lugar certo

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *