Bagagem de mão: o que levar + Checklist de bagagem de mão | 1001 Dicas de Viagem

Bagagem de mão: o que levar + checklist para ajudar a organizar a mala

BAGAGENS E ACESSÓRIOS

Bagagem de mão: o que levar + checklist para imprimir

Além da bagagem despachada, todo mundo tem direito a carregar no avião a tal bagagem de mão, que nada mais é do que uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor. Existem, no entanto, uma série de especificações e leis que determinam o que você pode e o que você não pode carregar sem despachar, ou seja, na mala de mão.

Segundo as regras da Anac, em voos domésticos a bagagem de mão não pode exceder o peso de 10 Kg, e as dimensões máximas são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), incluindo bolsos, rodas e alça. Já para o caso de voos internacionais, as especificações dependem da companhia aérea, mas geralmente a restrição de volume é a mesma, podendo variar o peso. É bom ficar ligado nisso, pois caso a sua mala de mão exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e, portanto, seja despachada.

Dimensões da bagagem de mão ANAC 1001 Dicas de Viagem
Dimensões da bagagem de mão. Foto: Aerolineas.

Na hora do check-in, a mala de mão poderá ser pesada ou medida pela companhia para verificação das dos limites estabelecidos pela lei. Em diversos aeroportos há uma guia de metal para a medida da mala.

Antes de embarcar e na chegada a outros países, você e sua bagagem de mão passarão por um raio-X, onde seus pertences poderão ser inspecionados pela polícia.

+ Faça fransferências internacionais através do Wise

A bagagem de mão deve ser acomodada sob o assento ou no compartimento de bagagem da aeronave (acima da poltrona do avião).

Dicas de Viagem - Tudo sobre bagagem de mão
Acomodação da bagagem de mão no interior do avião. Fotos: Aerolineas.

Para facilitar, listei aqui todos os itens que considero essenciais para carregar na mala de mão – atente-se também às observações! Para quem preferir, no final do post também está disponível a versão para impressão do “Checklist para Bagagem de mão” (tem ainda alguns campos em brancos para serem preenchidos com outros itens, caso necessário) para facilitar a organização e não se esquecer nada.

Checklist – Bagagem de mão:

–> Porta documentos com:

– Passaporte

– Tickets das passagens aéreas (ida e volta)

– Dinheiro e cartões de crédito

– Comprovantes das suas hospedagens (endereços e telefones)

– Seguro de Saúde Internacional

– Carteirinha de vacinação internacional

– Carteira de motorista

– Carteirinha de estudante, de alberguista etc.

1001 Dicas de Viagem

Atenção: Carregue na bagagem de mão uma quantia de dinheiro suficiente para os primeiros gastos (ex: comer alguma coisa, pegar o transporte até o local onde ficará hospedado, etc.). O restante do dinheiro e os documentos mais importantes devem estar sempre na doleira (aquela pochete fininha usada por dentro da roupa) ou outro lugar seguro.

–> Telefones de emergência, endereço e telefone do consulado brasileiro no seu destino, e anotações de como ligar a cobrar para o Brasil;

–> Remédios mais importantes e que possa precisar durante o voo ou nos primeiros dias da viagem (caso a bagagem seja extraviada);

–> Óculos escuros, óculos/lentes de contato e acessórios;

–> Máquina fotográfica, baterias, carregador, cartões de memória;

–> Notebook, carregador, cabos e pendrive;

–> Celular, carregador e chip internacional (caso tenha comprado antecipadamente);

–> Adaptador de tomada;

–> Cardeneta e caneta;

–> Livro ou revista;

–> Snacks/Guloseimas (para quebrar o galho no avião);

1001 Dicas de Viagem

Atenção: As embalagens devem estar fechadas (lacradas).
Não carregue líquidos e alimentos perecíveis: frutas, queijos, legumes, flores, mudas ou sementes de plantas; ou qualquer outro alimento de origem vegetal ou animal perecível.

–> Casaquinho (para aguentar o frio do ar condicionado no avião);

–> Uma muda de roupas (para o caso da mala ser extraviada);

–> Máscara de dormir (caso tenha dificuldades de dormir com a luz acesa);

–> Maquiagem básica (ver condições no item abaixo)*; e

–> Pequena nécessaire com shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova de dente e mini pasta de dente (ver condições no item abaixo)*.

Observações:
* Líquidos:

É proíbido o embarque com embalagens com líquido acima de 100 mL na bagagem de mão. Isso vale para tudo o que você imaginar: shampoo; condicionar maquiagens, pasta de dente, batom, desodorante, cremes para as mão, gel, aerosol e medicamentos. Todos estes itens podem ser levados na babagem de mão desde que acondicionados (com folga) em uma embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 L, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Ela deverá apresentada na inspeção de embarque, sendo permitida somente uma embalagem plástica por pessoa.

Produtos/líquidos adquiridos no freeshop, mesmo que tenham mais de 100 mL, podem ser embarcados na babagem de mão, desde que estejam em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo).

Bagagem de mão: o que levar + Checklist de bagagem de mão | 1001 Dicas de Viagem
Modelo de embalagens para transporte de líquidos. Foto: 1001 Dicas de Viagem.
Proibidos:

Além dos itens já mencionados acima, é proíbido carregar na bagagem de mão: objetos cortantes ou perfurantes (ex: tesourinha, alicate, canivete, cortador de unha, etc.); armas e substâncias explosivas ou inflamáveis; químicas ou tóxicas.

Objetos de valor:

Nunca despache sua bagagem com objetos de valor (ex: joias, dinheiro e aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, filmadoras, etc.) para não correr o risco de serem furtados. Veja se o objeto é permitido e carregue com você, na bagagem de mão. Caso realmente haja a necessidade de despachar, declare o valor dos bens transportados ainda no check-in. A empresa poderá verificar o conteúdo dos volumes, bem como cobrar uma taxa adicional sobre o valor declarado.

+ A bagagem de mão vai caber no compartimento do avião?
Segurança das malas:

Não se esqueça de identificar as suas bagagens com etiquetas, tags ou fitas, para facilitar a visualização e reconhecimento no desembarque. Além disso, invista em cadeados TSA e lacres para garantir a segurança e integridade das suas malas.

Vale lembrar que o cadeado quando preso nos dois zipers da mala, ainda fica “solto”, correndo no trilho de um lado para o outro e ficando, muitas vezes, um vão entre os zipers; – o que permite que as malas sejam abertas e fechadas sem que você perceba (ex: “golpe da cesária” que abre a bagagem com caneca mesmo que esteja com cadeado).  Os lacres, por sua vez, tornam-se mais seguros, pois quando colocados da forma correta, ficam fixo. Dessa forma, se acontecer qualquer coisa com a sua mala você perceberá imediatamente.

Bagagens em voo com escala/conexão no Brasil:

Vai pegar um voo com destino internacional, mas com conexão no Brasil? Então a regra aplicada para as bagagens é a mesma dos voos internacionais, mesmo que sejam empresas distintas. Dessa forma, mesmo fazendo uma escala em outro aeroporto no Brasil; você ainda poderá despachar duas malas de 32 Kg cada.

Agora, se você comprou as passagens separadamente; ou seja, o trecho nacional separado do trecho internacional, você só poderá despachar 23 Kg no seu primeiro trajeto, pois neste caso, aplica-se a lei brasileira. Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará sujeito à aprovação da empresa e a cobrança de taxa por excesso de peso.

Artigos esportivos (ex: prancha de surfe, bicicleta, etc), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial também são incluídos na franquia.

Bagagens em voos domésticos (internos) no exterior:

Antes de comprar a passagem, verifique quais são as regras e condições da companhia aérea; pois cada empresa possui suas próprias regras de franquia de bagagem. Essa dica é muito importante para quem pretende fazer voos internos em outros países (que não sejam escala/conexão); e, principal para quem pretende aproveitar o famoso voo low cost (de baixo custo). Em geral estes voos de baixo custo não incluem bagagem a ser despachada. Você pode voar, mas apenas com uma malinha de mão. Para poder despachar suas malas é necessário pagar uma taxa extra; que, na maioria das vezes, acaba saindo muito mais caro que a própria passagem. Então nem sempre vale a pena contar com esse famoso low cost, ok?

transferir dinheiro para Europa

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?
Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa. O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

[Bônus: Checklist – Bagagem de mão]

Aí está o meu Checklist para organizar a bagagem de mão. É só clicar aqui para abrir uma nova página e clicar no botão “baixar com o facebook” na lateral direita. download imprimir e “tchicar” tudo o que você for colocando na sua mala.

Checklist para organizar sua mala de mão
Checklist para bagagem de mão. Produzido por 1001 Dicas de Viagem.

E para você, o que não pode ficar de fora da bagagem de mão? Me conta nos comentários!

Gostou? Então compartilhe este post!

29 thoughts on “Bagagem de mão: o que levar + checklist para ajudar a organizar a mala

  1. Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!

  2. Adorei a checklist pra download! As outras maquiagens (em pó, batom normal – sem ser o líquido, pinceis, corretivo e rímel podem ser levados numa necessaire normal sem ser transparente+

    1. Eu tambem adorei esse lista é longa mas fala sobre tudo esse app é muito bom eu vou viajar em abril e já sei o que vou levar aiiiiiiii eu to muito feliz aiiii eu não consigo parar de gritar tchau.😂🤣😜😲👍🏽🎒

  3. Oi alguém sabe me e dizer se pode levar secador e chapinha na mala de mão ?e qual peso permitido?

    1. Olá Bianca! Sim, você pode levar chapinha, secador, e escova modeladora de cabelos na bagagem de mão. Quanto ao peso, segundo as regras da Anac, em voos domésticos a bagagem de mão não pode exceder o peso de 5 Kg, enquanto que em voos internacionais, as especificações dependem da companhia aérea.

      1. OLá posso despachar uma necessaire?? Aquelas que vem com a mala, pois os meus produtos tem mais de 100 ml, é minha primeira viajem de avião e eu tenho essa dúvida, aguardo respostas, obrigada

  4. Ótimas dicas! Às vezes eu relaxo e esqueço da muda de roupa, a não ser que o clima local seja muito diferente do ponti de partida. Aí levo e me troco no aeroporto de chegada.

  5. Amei as dicas e esse checklist para download. É essencial ter tudo muito bem organizado para não esquecer de nada. Eu sempre tento colocar as minhas roupas preferidas na mala de mão hehe, assim como todos os doc e equipamentos eletrônicos.

  6. oi Niki… ótimo e explicativo texto! Eu sou muito desencanada com esse negócio de mala e minha bagagem de mão (para voos curtos) se resume a uma mochila e para voos internacionais ela não existe. Levo apenas minha bolsa com aqueles itens que você listou como documentos, um livro, fone de ouvido, etc…

    Muitas informações importantes, mas uma das melhores: não despache material de valor. Já vi tanta gente furtada e chorando no desembarque!!! Em Frankfurt, uma funcionária da Condor, na fila do embarque, pegou a mala de mão de todo mundo e pesou. Quem estava fora dos padrões, teve que despachar e ainda pagou uma multa.

    Uma pegunta: com as novas regras, o peso subiu para 10kgs ou se mantém em 5? beijocas

    1. Pois é tb gostaria de tirar essa dúvida, pois irei viajar em NOVEMBRO para MACEIÓ pela Latam e li que a bagagem de mão é de 10 kg

    2. Um dia ainda quero ser assim. Rs.. Gosto de tudo organizadinho para não esquecer nada. E gosto de ter coisas que podem ser importantes na bagagem de mão… Quase uma maníaca rs.. 🙂

      Quanto a sua questão, sim, o peso das bagagens de mão subiram para 10 Kgs. Foi a melhor novidade dos últimos tempos rs.. 🙂

  7. Post super prático e informativo! Adorei o check list afinal é normal sempre esquecer algo por mais que a gente viaje né. Cada vez mais estou querebdo viajar só com a mala de mão para evitar problemas e stress entao esse post caiu como uma luva. Abraços

  8. Quem nunca ficou embananado ao arrumar uma mala de mão? Gostei especialmente da check list…Para quem tem a cabeça na lua como eu, é super útil!

  9. Ainda mais depois dessas mudanças sobre bagagens estou ultimamente viajando só com a bagagem de mão e com o mínimo possível, é com certeza a melhor decisão a se tomar!

  10. Eu também gosto de listinhas e, ainda assim, às vezes esqueço-me de alguma coisa. Mas apesar de tudo nunca me esqueci de nada essencial. Aliás, com a frequência dos voos low cost aqui na Europa, eu praticamente já só uso bagagem de mão.

  11. Esse tipo de post é uma mão na roda. Levar uma muda de roupa na bagagem de mão pode quebrar um galho, porque ninguém está livre de ter a bagagem extraviada.

  12. Adorei o post! Está repleto de ótimas dicas e informações valiosas. Sempre rola uma dúvida do que levar na bagagem de mão, mas agora ficou fácil se organizar. Bjs

  13. Oi Niki,
    Muito legal o artigo. Como é difícil arrumar mala não é!? E no final sempre levamos coisas a mais e esquecemos de algo importante.
    Abs, Marlise

  14. Ameiii o post! Super completo com as melhores dicas. Salvei nos favoritos e compartilhei! =) Parabéeeens!

  15. Otimo post. Sempre bom uma checklist antes do embarque. Nós também usamos esta pratica.

  16. Excelente lista, obrigada. Acrescentaria também um protetor de ouvido, junto à máscara, para quem tem voo longo e dificuldade de dormir com barulho…

  17. Adorei o post, ele é providencial! Ui, não sei explicar, mas tenho um nojinho de usar a doleira… me dá agonia total. Maluquice minha… 🙁

  18. oi niki!

    adorei o post!!! me ajudou mto mesmo!!!! continue assim pq adoro seu site!!!

    bjos e sucesso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *