Bagagem de mão: o que levar + Checklist para ajudar a organizar a sua mala

Bagagem de mão: o que levar + checklist para imprimir e ajudar a organizar a mala

Além da bagagem despachada, todo mundo tem direito a carregar no avião a tal bagagem de mão, que nada mais é do que uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor. Existem, no entanto, uma série de especificações e leis que determinam o que você pode e o que você não pode carregar sem despachar, ou seja, na mala de mão. 

O quel levar na Bagagem de Mão | 1001 Dicas de Viagem
Dimensões da bagagem de mão. Foto: TAP Portugal

Segundo as regras da Anac, em voos domésticos a bagagem de mão não pode exceder o peso de 5 Kg, e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 cm. Já para o caso de voos internacionais, as especificações dependem da companhia aérea, mas geralmente a restrição de volume é a mesma, podendo variar o peso. É bom ficar ligado nisso, pois caso a sua mala de mão exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e, portanto, seja despachada. 

Na hora do check-in, a mala de mão poderá ser pesada ou medida pela companhia para verificação das dos limites estabelecidos pela lei. Em diversos aeroportos há uma guia de metal para a medida da mala. 

Antes de embarcar e na chegada a outros países, você e sua bagagem de mão passarão por um raio-X, onde seus pertences poderão ser inspecionados pela polícia.

A bagagem de mão deve ser acomodada sob o assento ou no compartimento de bagagem da aeronave (acima da poltrona do avião).

O quel levar na Bagagem de Mão | 1001 Dicas de Viagem
Acomodação da bagagem de mão no interior do avião. Foto: TAP Portugal.

Para facilitar, listei aqui todos os itens que considero essenciais para carregar na mala de mão – atente-se também às observações! Para quem preferir, no final do post também está disponível a versão para impressão do “Checklist para Bagagem de mão” (tem ainda alguns campos em brancos para serem preenchidos com outros itens, caso necessário) para facilitar a organização e não se esquecer nada.

 

Checklist – Bagagem de mão:

–> Porta documentos com:

– Passaporte

– Tickets das passagens aéreas (ida e volta)

– Dinheiro e cartões de crédito

– Comprovantes das suas hospedagens (endereços e telefones)

– Seguro de Saúde Internacional

– Carteirinha de vacinação internacional

– Carteira de motorista

– Carteirinha de estudante, de alberguista etc.

Atenção: carregue na bagagem de mão uma quantia de dinheiro suficiente para os primeiros gastos (ex: comer alguma coisa, pegar o transporte até o local onde ficará hospedado, etc.). O restante do dinheiro e os documentos mais importantes devem estar sempre na doleira (aquela pochete fininha usada por dentro da roupa) ou outro lugar seguro.

–> Telefones de emergência, endereço e telefone do consulado brasileiro no seu destino, e anotações de como ligar a cobrar para o Brasil;

–> Remédios mais importantes e que possa precisar durante o voo ou nos primeiros dias da viagem (caso a bagagem seja extraviada);

–> Óculos escuros, óculos/lentes de contato e acessórios;

–> Máquina fotográfica, baterias, carregador, cartões de memória;

–> Notebook, carregador, cabos e pendrive;

–> Celular, carregador e chip internacional (caso tenha comprado antecipadamente);

–> Adaptador de tomada;

–> Cardeneta e caneta;

–> Livro ou revista;

–> Snacks/Guloseimas (para quebrar o galho no avião);

Atenção: As embalagens devem estar fechadas (lacradas). Não carregue líquidos e alimentos perecíveis: frutas, queijos, legumes, flores, mudas ou sementes de plantas ou qualquer outro alimento de origem vegetal ou animal perecível.

–> Casaquinho (para aguentar o frio do ar condicionado no avião);

–> Uma muda de roupas (para o caso da mala ser extraviada);

–> Máscara de dormir (caso tenha dificuldades de dormir com a luz acesa);

–> Maquiagem básica (ver condições no item abaixo)*; e

–> Pequena nécessaire com shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova de dente e mini pasta de dente (ver condições no item abaixo)*.

 

Observações:

* Líquidos:

É proíbido o embarque com embalagens com líquido acima de 100 mL na bagagem de mão. Isso vale para tudo o que você imaginar: shampoo, condicionar, maquiagens, pasta de dente, batom, desodorante, cremes para as mão, gel, aerosol e medicamentos. Todos estes itens podem ser levados na babagem de mão desde que acondicionados (com folga) em uma embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 L, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Ela deverá apresentada na inspeção de embarque, sendo permitida somente uma embalagem plástica por pessoa.

Produtos/líquidos adquiridos no freeshop, mesmo que tenham mais de 100 mL, podem ser embarcados na babagem de mão, desde que estejam em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo).

O quel levar na Bagagem de Mão | 1001 Dicas de Viagem
Modelo de embalagens para transporte de líquidos. Foto: 1001 Dicas de Viagem.

Proibidos:

Além dos itens já mencionados acima, é proíbido carregar na bagagem de mão: objetos cortantes ou perfurantes (ex: tesourinha, alicate, canivete, cortador de unha, etc), armas e substâncias explosivas ou inflamáveis, químicas ou tóxicas.

 

Objetos de valor:

Nunca despache sua bagagem com objetos de valor (ex: joias, dinheiro e aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, filmadoras, etc) para não correr o risco de serem furtados. Veja se o objeto é permitido e carregue com você, na bagagem de mão. Caso realmente haja a necessidade de despachar, declare o valor dos bens transportados ainda no check-in. A empresa poderá verificar o conteúdo dos volumes, bem como cobrar uma taxa adicional sobre o valor declarado.

 

Segurança das malas:

Não se esqueça de identificar as suas bagagens com etiquetas, tags ou fitas, para facilitar a visualização e reconhecimento no desembarque. Além disso, invista em cadeados TSA e lacres (ex: SealBag) para garantir a segurança e integridade das suas malas.

Vale lembrar que o cadeado quando preso nos dois zipers da mala, ainda fica “solto”, correndo no trilho de um lado para o outro e ficando, muitas vezes, um vão entre os zipers; – o que permite que as malas sejam abertas e fechadas sem que você perceba (ex: “golpe da cesária” que abre a bagagem com caneca mesmo que esteja com cadeado).  Os lacres, por sua vez, tornam-se mais seguros, pois quando colocados da forma correta, ficam fixo. Dessa forma, se acontecer qualquer coisa com a sua mala você perceberá imediatamente.

Lacres de segurança para sua mala
Lacres da SealBag. Foto: NiKi Verdot.

Bagagens em voo com escala/conexão no Brasil:

Vai pegar um voo com destino internacional, mas com conexão no Brasil? Então a regra aplicada para as bagagens é a mesma dos voos internacionais, mesmo que sejam empresas distintas. Ou seja, mesmo fazendo uma escala em outro aeroporto no Brasil você ainda poderá despachar duas malas de 32 Kg cada.

Agora, se você comprou as passagens separadamente, ou seja, o trecho nacional separado do trecho internacional, você só poderá despachar 23 Kg no seu primeiro trajeto, pois neste caso, aplica-se a lei brasileira. Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará sujeito à aprovação da empresa e a cobrança de taxa por excesso de peso.

Artigos esportivos (ex: prancha de surfe, bicicleta, etc), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial também são incluídos na franquia.

 

Bagagens em voos domésticos (internos) no exterior:

Antes de comprar a passagem, verifique quais são as regras e condições da companhia aérea, pois cada empresa possui suas próprias regras de franquia de bagagem. Essa dica é muito importante para quem pretende fazer voos internos em outros países (que não sejam escala/conexão); e, principal para quem pretende aproveitar o famoso voo low cost (de baixo custo). Em geral estes voos de baixo custo não incluem bagagem a ser despachada. Você pode voar, mas apenas com uma malinha de mão. Para poder despachar suas malas é necessário pagar uma taxa extra que, na maioria das vezes, acaba saindo muito mais caro que a própria passagem. Então nem sempre vale a pena contar com esse famoso low cost, ok?

 

E para você, o que não pode ficar de fora da bagagem de mão? Me conta nos comentários!

 

[Bônus: Checklist – Bagagem de mão]

Aí está o meu Checklist para organizar a bagagem de mão. É só clicar aqui para abrir uma nova página e clicar no botão “baixar com o facebook” na lateral direita. download imprimir e “tchicar” tudo o que você for colocando na sua mala.

Checklist para organizar sua mala de mão
Checklist para bagagem de mão. Produzido por 1001 Dicas de Viagem.

_________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas pelo Decolar

Reserve hotéis pelos melhores preços através do Booking.com

Quer comprar moedas? Encontrei o Melhor Câmbio da sua cidade 

Câmbio com praticidade e menores taxas pelo Transferwise

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G da Travel Mobile

Alugue carros pelos melhores preços pela RentCars

Economize e corte filas em passeios pela Tickerbar

Faça uma cotação para o seu Seguro Viagem

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

17 comentários em “Bagagem de mão: o que levar + checklist para imprimir e ajudar a organizar a mala

  • 10 de julho de 2017 em 19:39
    Permalink

    Ótimas dicas! Às vezes eu relaxo e esqueço da muda de roupa, a não ser que o clima local seja muito diferente do ponti de partida. Aí levo e me troco no aeroporto de chegada.

    Resposta
  • 10 de julho de 2017 em 18:51
    Permalink

    Amei as dicas e esse checklist para download. É essencial ter tudo muito bem organizado para não esquecer de nada. Eu sempre tento colocar as minhas roupas preferidas na mala de mão hehe, assim como todos os doc e equipamentos eletrônicos.

    Resposta
  • 10 de julho de 2017 em 12:20
    Permalink

    oi Niki… ótimo e explicativo texto! Eu sou muito desencanada com esse negócio de mala e minha bagagem de mão (para voos curtos) se resume a uma mochila e para voos internacionais ela não existe. Levo apenas minha bolsa com aqueles itens que você listou como documentos, um livro, fone de ouvido, etc…

    Muitas informações importantes, mas uma das melhores: não despache material de valor. Já vi tanta gente furtada e chorando no desembarque!!! Em Frankfurt, uma funcionária da Condor, na fila do embarque, pegou a mala de mão de todo mundo e pesou. Quem estava fora dos padrões, teve que despachar e ainda pagou uma multa.

    Uma pegunta: com as novas regras, o peso subiu para 10kgs ou se mantém em 5? beijocas

    Resposta
  • 9 de julho de 2017 em 12:53
    Permalink

    Post super prático e informativo! Adorei o check list afinal é normal sempre esquecer algo por mais que a gente viaje né. Cada vez mais estou querebdo viajar só com a mala de mão para evitar problemas e stress entao esse post caiu como uma luva. Abraços

    Resposta
  • 9 de julho de 2017 em 10:56
    Permalink

    Quem nunca ficou embananado ao arrumar uma mala de mão? Gostei especialmente da check list…Para quem tem a cabeça na lua como eu, é super útil!

    Resposta
  • 9 de julho de 2017 em 09:39
    Permalink

    Ainda mais depois dessas mudanças sobre bagagens estou ultimamente viajando só com a bagagem de mão e com o mínimo possível, é com certeza a melhor decisão a se tomar!

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 20:07
    Permalink

    Adorei o checklist, super útil! Mesmo com muita experiência é fácil esquecer algo.

    Clau

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 20:01
    Permalink

    Eu também gosto de listinhas e, ainda assim, às vezes esqueço-me de alguma coisa. Mas apesar de tudo nunca me esqueci de nada essencial. Aliás, com a frequência dos voos low cost aqui na Europa, eu praticamente já só uso bagagem de mão.

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 18:06
    Permalink

    Esse tipo de post é uma mão na roda. Levar uma muda de roupa na bagagem de mão pode quebrar um galho, porque ninguém está livre de ter a bagagem extraviada.

    Resposta
  • 8 de julho de 2017 em 11:41
    Permalink

    Adorei o post! Está repleto de ótimas dicas e informações valiosas. Sempre rola uma dúvida do que levar na bagagem de mão, mas agora ficou fácil se organizar. Bjs

    Resposta
  • 4 de maio de 2017 em 16:22
    Permalink

    Oi Niki,
    Muito legal o artigo. Como é difícil arrumar mala não é!? E no final sempre levamos coisas a mais e esquecemos de algo importante.
    Abs, Marlise

    Resposta
  • 4 de maio de 2017 em 15:04
    Permalink

    Ameiii o post! Super completo com as melhores dicas. Salvei nos favoritos e compartilhei! =) Parabéeeens!

    Resposta
  • 4 de maio de 2017 em 13:34
    Permalink

    Otimo post. Sempre bom uma checklist antes do embarque. Nós também usamos esta pratica.

    Resposta
  • 4 de maio de 2017 em 13:25
    Permalink

    Excelente lista, obrigada. Acrescentaria também um protetor de ouvido, junto à máscara, para quem tem voo longo e dificuldade de dormir com barulho…

    Resposta
  • 4 de maio de 2017 em 13:03
    Permalink

    Adorei o post, ele é providencial! Ui, não sei explicar, mas tenho um nojinho de usar a doleira… me dá agonia total. Maluquice minha… 🙁

    Resposta
  • 18 de abril de 2017 em 01:33
    Permalink

    oi niki!

    adorei o post!!! me ajudou mto mesmo!!!! continue assim pq adoro seu site!!!

    bjos e sucesso!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!