Alagoas: tudo o que você precisa saber sobre Maceió e seus arredores

Turismo em Alagoas: tudo o que você precisa saber sobre Maceió e seus arredores

Maceió e seus arredores

Com uma beleza natural indescritível, praias de águas cristalinas, falésias coloridas, hotéis maravilhosos e uma gastronomia de dar água na boca, não é à toa que o estado de Alagoas é conhecido como o “caribe brasileiro”. E claro, com tantas opções e tanta beleza em um único lugar, fica mesmo difícil saber o que visitar, ou não, em um curto período de tempo. Pensando nisso, o 1001 Dicas de Viagem em parceria com a Expedia Brasil, preparou um mini guia de viagens com tudo o que você precisa saber sobre Maceió e os arredores da capital do estado de Alagoas.

 

…Ai que saudades do céu, do sol, do sal de Maceió…” (Eliezer Setton)

 

Quando ir?

Alagoas tem Sol praticamente o ano todo, e portanto, em qualquer mês do ano é possível aproveitar todas as atrações deste nosso mini guia de viagens. Vale lembrar, porém, que cada estação tem sua particularidade. No verão, as águas estão mais claras, o Sol está mais forte, e os preços, com certeza, mais elevados. Entre os meses de abril à agosto, como em todo o Nordeste, a probabilidade de pancadas de chuva é maior, mas nada que possa atrapalhar os passeios. No período entre setembro e março o tempo é mais firme; mas se quiser aproveitar para viajar com preços mais baixos e menor quantidade de turistas, outubro e novembro são as melhores pedidas.

Roteiro Completo Maceió Alagoas
Praia da Ponta Verde, Maceió, Alagoas. Foto: NiKi Verdot
Como chegar?

– Transporte Aéreo:

Quem for chegar em Alagoas de avião, descerá no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em Maceió; localizado à 25 Km da orla da capital. As principais companhias aéreas brasileiras possuem voos diretos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. No caso de outras cidades, provavelmente você precisará fazer conexão em alguma dessas cidades citadas.

Para o deslocamento do aeroporto até o centro da cidade, porém, as melhores alternativas são: carro alugado, transfer ou táxi.

Nós chegamos à noite e acabamos alugando um táxi, mas depois ficamos sabendo que não é muito seguro pegar qualquer táxi estacionado na frente do aeroporto. Então a dica é: procure empresas registradas ou taxistas indicados pelo hotel, por exemplo.

– Transporte Terrestre:

De carro: são apenas 250 Km entre Maceió e Recife (Pernambuco) ou 270 Km até Aracaju (Sergipe). Para quem vem do Nordeste, Sudeste e Sul, o acesso se dá pela BR-101, que passa “por dentro” do estado de Alagoas, e pela BR-104 que passa pelo litoral.

De ônibus: diariamente chegam ônibus de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas sobre as companhias, horários e valores, entre em contato diretamente com a Rodoviária de Maceió, através do telefone: (82) 3251-1354.

 

Quanto tempo ficar?

O tempo mínimo recomendado para conhecer as principais praias urbanas de Maceió, o centro histórico, e algumas das praias do litoral norte e sul é de 5 dias inteiros. Agora, se você tem a oportunidade de permanecer pelo menos 7 dias, melhor, pois assim você poderá permanecer até um dia inteiro em cada uma das principais praias.

 

Onde ficar?

A partir de Maceió você consegue fazer os principais passeios pelo litoral norte e sul de Alagoas. A cidade oferece inúmeras opções de hospedagem, variando desde resorts all inclusive (daqueles dignos dos sonhos, com uma vista maravilhosa de frente para a praia), até hotéis e pousadas mais simples ou albergues. Então, tudo vai depender do seu estilo de viagem, do que tem interesse em fazer e, claro, do orçamento disponível. 

Nossa dica é se hospedar na orla da Pajuçara (ou nas proximidades dela) entre a Feira de Artesanato e Ponta Verde; pois lá é onde se encontram os restaurantes, bares, agências de viagem, a feirinha de artesanato e, claro, o maior movimento de turistas, o que garante maior segurança, principalmente durante à noite.

Roteiro Completo Maceió Alagoas
Divisa da Praia Ponta Verde e Pajuçara. Foto: NiKi Verdot
Como se locomover para fazer os passeios?

Se puder, recomendo alugar um carro e fazer seus passeios por contra própria. Além de garantir maior flexibilidade, você terá menor custo e poderá combinar diversos passeios para o mesmo dia; ou mesmo permanecer o tempo que desejar em cada um dos destinos.

Infelizmente não estávamos com a carteira de motorista quando chegamos em Maceió; mas como ficamos hospedados na divisa entre a Ponta Verde e a Pajuçara, conhecemos às praias urbanas a pé ou de bicicleta mesmo.

Para os passeios no litoral norte (Ipioca, Paripueira e Carro Quebrado) e Maragogi, utilizamos o serviço prestado em parceria com o nosso hotel. Fizemos as reservas e os pagamentos no dia anterior de cada passeio; e na manhã seguinte, o ônibus estava na porta do hotel para nos buscar. Apesar do serviço oferecido pelo hotel ser muito prático, ficamos bastante dependentes do horário do ônibus (que sai muito cedo, pois precisa buscar cada um dos turistas em seu respectivo hotel; e retornar também muito cedo – no meio da tarde, pois precisa deixar cada um em seu hotel novamente).

Assim, para os passeios no litoral sul (Praia do Francês, Barra do São Miguel e Praia do Gunga), preferimos fechar um preço fixo com um taxista e ficarmos mais independentes. Ele nos contou diversas histórias da cidade e nos apresentou os pontos turísticos com excelentes dicas. Foi um verdadeiro guia de viagens! Para destinos mais longes, como Maragogi, seria inviável, mas para estas praias do litoral sul, foi perfeito.

 

Onde comer?

A gastronomia alagoana é uma delícia, com sabores para todos os gostos e bolsos. A recomendação, no entanto, fica por conta da famosa tapioca, do acarajé e do caldinho de sururu, uma tradição alagoana. Se puder, experimente também o tradicional “Chiclete de Camarão” (um tipo de escondidinho de camarões fresquinhos cobertos com creme de três queijos), vendido nos restaurantes Imperador dos Camarões (Av. Dr. Antônio Gouveia, nº 21 e nº 607). Confesso que gostamos tanto que jantamos lá duas noites… Me dá água na boca só de lembrar!

Na orla da Pajuçara, além de barraquinhas com comidas típicas, você encontra bares e restaurantes de especialidades diversas: comida regional, japonesa, italiana, chinesa, peruana, baiana, mineira, etc.

Roteiro Completo Maceió Alagoas
Provando lagostas em Maceió. Foto: NiKi Verdot
O que visitar?

Chegamos em Maceió à noite e passamos quatro dias na cidade, mais um dia inteiro em Maragogi (bate e volta). Portanto, com nosso roteiro sugerido você poderá conhecer: o centro histórico de Maceió, as praias urbanas, e algumas das principais praias no litoral norte e sul.

Roteiro resumido de 5 dias em Maceió, Alagoas

Dia 1: Praias urbanas (Praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca) e centro histórico

Dia 2: Piscinas naturais de Maragogi

Dia 3: Litoral Norte – Praias de Ipioca, Paripueira e Carro Quebrado

Dia 4: Litoral Sul – Praia do Francês, Barra do São Miguel e Praia do Gunga

Dia 5: Praia da Ponta Verde (até quase o horário de ir para o aeroporto)

Turismo em Maceió Alagoas
Turismo em Alagoas. Fotos: NiKi Verdot

Caso tenha oportunidade de curtir o caribe brasileiro por mais uns dias, recomendamos incluir no seu: Foz do Rio São Francisco; Cânions do Rio São Francisco; e São Miguel dos Milagres; ou ainda passeios de um dia (ou mais, porque fazer um bate e volta pode ser muito puxado e pouco proveitoso) em destinos mais afastados, como por exemplo, Porto de Galinhas (Pernambuco) ou Praia de Carneiros (Pernambuco).

 

Alagoas tem joias tão caras que meus olhos não cansam de olhar. Uma delas és tu, Pajuçara, praia linda engastada no mar”

 

O que fazer à noite em Maceió?

Depois de experimentar a gastronomia alagoana, para encerrar suas noites, vale caminhar pela orla de Maceió, conhecer a feirinha de artesanato, e comprar algumas lembrancinhas (confesso que nunca resisto!). Quem procura mais agito, porém, pode curtir o som em algumas das barracas famosas e baladas como a Kanoa e a Lopana.

+ Clique aqui para conferir as dicas da Expedia Brasil sobre a vida noturna em Maceió

 

Dicas rápidas:

– Infelizmente, é bom lembrar que Maceió é considerada uma das capitais mais violentas do Brasil. Dessa forma, é sempre bom redobrar à atenção, ok?

– Se optar por contratar passeios nas agências locais, pesquise muito bem; pois embora os preços não sejam tão altos, eles variam muito entre as empresas.

– Caso tenha, não deixe de levar seu snorkel e câmera à prova d’água; pois assim economizará com o aluguel destes utensílios durante a viagem.

Snorkel Roteiro Completo Maceió Alagoas
Mergulho em Paripueira. Foto: André Polistchuck

E você, está pensando em fazer essa viagem para Maceió? Deixe seu comentário!

 _________________________________________________________________________________

Este post é fruto de uma parceria comercial entre o 1001 Dicas de Viagem e a empresa citada. Cabe destacar que aceitamos parcerias comerciais apenas de empresas que conhecemos e/ou testamos os serviços, e publicamos somente informações que julgamos relevantes para nossos leitores e/ou que possam auxiliar no planejamento de suas viagens.

 _________________________________________________________________________________

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

28 comentários em “Turismo em Alagoas: tudo o que você precisa saber sobre Maceió e seus arredores

  • 8 de setembro de 2017 em 09:37
    Permalink

    esse eh um dos lugares que quero muito conehcer no BR! as praias sao lindas demais e falaram muito bem da comida, fiquei babando nas lagostas!!

    Resposta
  • 27 de agosto de 2017 em 10:56
    Permalink

    Eu adorei Maceió e todo o estado. Na época escrevi até um texto numa revista de Portugal sobre toda a faixa litoral de Alagoas e queria recomendar, a quem tiver um tempinho extra, aproveitar para se afastar mais um pouco da capital do estado. Há lugares maravilhosos, e nem estou a falar de Maragogi – falo de pequenos povoados como Japaratinga, que conheci há uns anos e adorei!
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho.
    Filipe

    Resposta
  • 23 de agosto de 2017 em 16:53
    Permalink

    O Nordeste é repleto de atrações e é um pouco vergonhoso falar que quase nao conhecemos nada desta região. Precisamos voltar para explorar melhor! Se formos pra Alagoas já sabemos onde encontrar as melhores dicas!

    Resposta
  • 22 de agosto de 2017 em 06:52
    Permalink

    Já não é de hoje que quero ir a Maceió… é tanta gente que fala tão bem de lá! com esse roteiro agora ficou mais fácil planejar 😉

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 22:14
    Permalink

    Uau, parabéns pela postagem! Guia super completinho para visitar Alagoas, com dicas sobre tudo que é necessário. Vou salvar aqui porque quem sabe né xD

    P.S – Que bacana, só nessa postagem tens comentários de Portugal e da França!

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 20:28
    Permalink

    Toda vez que vejo imagens de Alagoas me pergunto pq ainda não a conheço.. lendo o post deu vontade de marcar uma viagem para lá, mas filhos em idade escolar mais tensa nos permite viajar em alta temporada :/
    Irei me programar (não sei quando) e irei conhecer!!!

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 16:10
    Permalink

    Amo o nordeste e também amei Maceió, a comida é sem igual, e tem muitas atrações o entorno! Uma das mais legais foi o Quilombo dos Palmares! Adorei o post! 😀

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 15:05
    Permalink

    Maragogi e Carro Quebrado para mim são as praias mais bonitas de Alagoas e dos arredores de Maceió, para também é a capital mais linda do nordeste.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 11:12
    Permalink

    Guia super completo e as fotos dão vontade de pegar o próximo avião! Ainda não conheço a região, mas espero ter a oportunidade.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 11:11
    Permalink

    meu sonho conhecer o estado de Alagoas, tô querendo fazer uma viagem pelo norte do Brasil e com certeza incluiria Macéio.

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 10:29
    Permalink

    Que post mais completo, adorei as dicas! Estamos há tempos nos organizando para conhecer Alagoas, espero que a viagem se concretize em breve <3

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 09:55
    Permalink

    Amei o post e as dicas! Sempre tive muita vontade de conhecer Maceio e espero ter a oportunidade em breve!

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 22:15
    Permalink

    Otimo post, parabéns! E não tem como as fotos não ficarem lindas num paraíso desses, né? Acho que Alagoas é o estado nordestino que mais gostei de visitar e tenho recordações gostosas de dirigir entre coqueirais e de navegar pelo São Francisco ❤. A praia do Carro Quebrado foi minha preferida.

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 15:51
    Permalink

    O nordeste brasileiro é mesmo maravilhoso!! Eu quero muito viajar e conhecer mais esta parte do Brasil… Só conheço João Pessoa mas tem várias cidades na minha lista!

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 15:13
    Permalink

    Muito bom! Excelentes dicas para qualquer viajante. Maceio é um destino muito bonito! Parabéns pelo post. Você arrasou!

    Resposta
  • 20 de agosto de 2017 em 12:02
    Permalink

    Fui para Maceio uma vez, mas foi a trabalho e não consegui aproveitar nada.
    Preciso voltar um dia para conferir essas belezas =)

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 22:15
    Permalink

    O meu próximo destino a visitar aqui no Brasil com certeza vai ser pra lá e esse post me foi muito útil….até já favoritei..rs. Obrigada por compartilhar.

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 20:45
    Permalink

    Que delícia de post! Quero muito conhecer essa região e este mini-guia com dicas matadoras vai ajudar demais!
    Um abraço

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 16:18
    Permalink

    Estive em Porto de Galinhas há uns 2 anos e o lugar entrou nos meus TOP 5 do Nordeste.
    Desde então quero ir a Maceio e fazer seu litoral. Mas agora estou com uma bebê de 7 meses.
    Será que mesmo assim seria um boa viagem para outubro?

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 11:20
    Permalink

    Uau Niki, adorei as dicas. Esse guia está completinho e vai me ajudar a planejar nossa viagem para Maceió. O negócio é planejar a viagem para outubro ou novembro, já vou dar uma olhada no preço das passagens 😉 Super obrigada! Bjs

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 10:33
    Permalink

    Adorei o post!!! Alagoas é um dos Estados mais bonitos do país… Adorei ter conhecido Maceió e suas praias…

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 09:02
    Permalink

    Sonho! Maceió está me perseguindo. Preciso tratar de voltar logo! Adorei o post. Cheio de informações úteis pra quem tá pensando em viajar! 😉

    Resposta
  • 18 de agosto de 2017 em 00:50
    Permalink

    Que post maravilhoso!!! Tô desejando há bastante tempo conhecer o litoral alagoano, principalmente Maragogi e as praias próximas a ela. Espero que eu consiga ir em breve e aproveitar todas essas dicas e indicações do post <3

    Com amor,
    Steph

    Resposta
  • 17 de agosto de 2017 em 18:48
    Permalink

    Post super completo para conhecer essa região linda! O Brasil é demais mesmo, né? Parabéns!

    Resposta
  • 17 de agosto de 2017 em 13:18
    Permalink

    Ai, amooo esses posts detalhadinhos. Com certeza vou usar quando estiver planejando minha viagem para Alagoas. Todo mundo fala tão bem que eu já me convenci rs

    Resposta
  • 17 de agosto de 2017 em 12:30
    Permalink

    Essa região é bastante divulgada aqui em Portugal, nas agências de viagens, para quem procura sol e praia. Eu morei um ano no Brasil, mas não explorei nada nesse lado do país. Agora, olhando para as suas fotos, tenho tanta pena!

    P.S. A sua descrição do chiclete de camarão deixou-me a salivar…

    Resposta
  • 17 de agosto de 2017 em 06:45
    Permalink

    Uau! Adorei as fotos desse post e me ajudou mto a me organizar pois ja estava planejando ir pra lá.

    Adoro o seu blog! Sou seguidora assídua 😊😊😊😊😊

    Beijos!!!

    Resposta
  • 15 de agosto de 2017 em 17:45
    Permalink

    Super cool le post!! J’aimerais bien aller au brésil parce que j’ai pleins d’amies que sont déjà allé… Et avec des photos comme ça, c’est pas possible de n’avoir pas l’envie XD !!!

    bisous!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!