A primeira viagem a New York num roteiro completo de 6 dias
Finalmente aquelas tão esperadas férias chegaram e o sonho de conhecer New York, a verdadeira “Capital of the World”, “The City That Never Sleeps”; “The Big Apple”, “Empire City” (e por aí vai nos apelidos), chegou! Montamos um roteiro de viagem para você curtir 6 dias cheios na cidade, não apenas passando pelos seus cartões postais, mas fazendo um bom balanço entre suas áreas turísticas mais famosas e o que há de melhor na programação “local”.
Dicas iniciais
New York é composta por 5 bairros (the five Boroughs): Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island (pois é, muitos esquecem que esta ilha faz parte da cidade!). A maior parte do nosso roteiro se passa em Manhattan, com uma visitinha ao Brooklyn, então vale a pena ficar hospedado em Manhattan. Quanto às atividades, buscamos conciliar as principais atrações turísticas com um pouco de vida local, fora das aglomerações.
O sistema de metro (“subway” nomenclatura americana) funciona muito bem, liga a cidade inteira, e é barato, sendo assim o meio de locomoção recomendado. Em qualquer estação que você entrar encontrará uma máquina de tickets vendendo o “MetroCard”. É tudo muito fácil, mas se preferir pode comprar nos guichês (nem todas as estações possuem alguém de plantão). A dica aqui é comprar o “Unlimited ride MetroCard – 1 week” .
+ Hospedagem em Nova Iorque com os melhores preços
Todas as estações possuem um mapa gigante do Subway, mas vale a pena levar uma cópia consigo. E lembrando: as estações com pontinhos pretos são as paradas locais, enquanto que as com pontinho branco são as expressas. As linhas expressas e locais correm em trilhos diferentes, então possuem letras ou números diferentes dentro da mesma cor. A linha verde por exemplo, tem os seus trilhos expressos chamados de 4 e 5, enquanto que a 6 é o trilho local (tudo dentro da linha verde).
Dica rápida: uma parte das atrações turísticas do nosso roteiro pode ser comprada de uma vez só, online, com um desconto de 45% com o famoso New York CityPass. São 6 atrações por 132US$ (232,34US$ se comprados individualmente), onde você economizará não só dinheiro como também o mais importante: tempo nas filas! Na compra online selecione a opção “enviar por e-mail” e pronto! Nos locais de admissão basta mostrar o ticket na tela celular ou, se estiver sem o seu Roaming, imprimir em casa e levar com você.
Dia 1: Empire State, B&H e o Highline Park
Para já ter aquela ideia do que te aguarda, e da imensidão desta cidade, nosso roteiro se inicia no Empire State Building (incluso no seu New York CityPass). Você chega nele descendo na estação 33th da linha verde (local) ou 34th das linhas amarelas ou laranjas (expressa). Os horários com menos fila são entre 8h e 10h. Se preferir ter a vista noturna, vá depois das 22h (fica aberto ate as 2h!) e jogue esta visita para o final do dia. Entre quinta a sábado, a partir das 21h, tem também música ao vivo no observatório.
Depois de apreciar a vista maravilhosa, tirar suas fotos, fazer as juras de amor, é hora de caminhar pela mesma 34th Street para o lado oeste, até encontrar a Avenida 9th. Ali você irá se deparar com a maior loja de Foto/Vídeo/Áudio do mundo, a B&H. Nós brasileiros sempre temos alguma coisinha de eletrônico para comprar ou atualizar né? Como a loja é imensa, vale a pena fazer a pesquisa online primeiro para não perder muito tempo.
Por fim, continuando à oeste você irá se deparar com o Hudson Yards e o início da HighLine Park, os famosos jardins suspensos da cidade construídos ao longo de um trilho de trem histórico, salvo de um plano de demolição. Prepare o pé, pois haja caminhada neste dia.
Dia 2: Museu de História Natural, Central Park e o Lincoln Center of Performing Arts
Já cansado de tanto andar? A viagem nem começou! Descendo na estação 79th da linha vermelha (local), lado Oeste, você irá encontrar o famoso Museu de História Natural de NY (incluso também no seu New York CityPass). Reserve umas 2 horas para visitar o museu, que conta com diversas áreas de ciências a ser explorado.
Aproveite para se adentrar no Central Park. Não tente conhecer o Central Park de uma única vez. Ele é imenso e você irá se cansar fácil. Do lado do museu, na Central Park West Ave, há diversas entradas para o parque, onde você poderá seguir para conhecer o Shakespeare Garden e o Belvedere Castle (muito bonito); além de estar pertinho do Delacorte Theater: cheque a programação e quem sabe não há alguma performance acontecendo ao ar livre! Não esqueça de levar sua água e lanchinhos para fazer o piquenique nos jardins do parque.
+ Ingressos NBA: saiba como comprar seu ingresso para os jogos NBA
Para fechar o dia com chave de ouro, aproveitando que você se encontra no Upper West Side, vale a pena uma visita ao pátio da Lincoln Center for Performing Arts com seu lindo chafariz, especialmente à noite. Se estiver no clima e der tempo de tomar um banho e se trocar, o centro tem inúmeras apresentações de música; dança, ópera, filmes e teatro, incluindo admissões grátis.
Dia 3: Estátua da Liberdade, Wall Street e o 9/11 Memorial
Vamos direto para a Estátua da Liberdade marcando mais uma atração no seu New York CityPass. Você pode chegar ao parque de onde saem as ferrys “The Battery Park” descendo nas estações “Bowling Green” (linha verde expressa); ou “South Ferry” (linha vermelha local) ou ainda pela “White Hall St” (linha amarela local). Entrando na ferry você tem duas opções: descer na ilha Ellis Island e visitar o Museu da Imigração, pegando o próximo barco para voltar à Manhattan; ou ficar no seu barquinho e passar batido. O circuito completo vai levar de 2h à 2h30 enquanto que o mais curto, sem descer, cerca de 1h à 1h30.
Depois, ali pertinho você vai encontrar outro ponto famosíssimo: Wall Street. Não deixe de passar em frente da New York Stock Exchange e do Charging Bull. O desafio aqui é conseguir tirar uma foto com o touro mais famoso do mercado sem ter mais ninguém na foto – é impossível!
+ Hospedagem em Nova Iorque com os melhores preços
Não deixe também de visitar a Trinity Church, linda catedral que possui uma vista bem legal de quem vem da Wall St. Ali pertinho também está o 9/11 Memorial e o One Trade Center (tickets também inclusos no New York CityPass), nossa sugestão para a parte da tarde. Você irá passar primeiro pelo museu e depois irá deslumbrar uma vista incrível do topo do prédio não só de Manhattan, mas de toda a área NJ; Staten Island, Brooklyn e o mar: o pôr do Sol faz toda a diferença!
Atenção: no seu CityPass você pode escolher entre o One Trade Center ou o Intrepid Sea, Air & Space Museum. Se o seu negócio é mais as máquinas do que a vista, substitua a visita. O Intrepid, porém, fica na 45th St. x 12th Ave, então MetroCard em mãos e vamos lá!
Dia 4: Metropolitan Museum, Central Park e o Upper East Side
Hora de explorar o lado Leste da ilha, começando pelo Upper East Side. Baterias recarregadas e nosso dia se inícia no The Metropolitan Museum of Art; concebido para fazer páreo aos maiores e mais famosos museus da Europa. O metrô mais próximo é a parada 86th expressa da linha verde. Planeje as galerias que você deseja visitar antecipadamente. Não dá para fazer o museu inteiro, e neste ponto você já deve estar sentindo aquela dor nas pernas não?
Depois do museu, que tal uma parada para um piquenique no Central Park? Dessa vez, mais ao lado norte do parque. Visite o Jacqueline Kennedy Reservoir, um lago muito bonito onde Bill Clinton e Madonna já correram em seu circuito! Ainda sobra pique para uma corridinha?
Aproveite a tarde para visitar algumas lojas famosas em um “cluster” só. Na 86th Street diversas lojas, voltadas para ele e para ela: jogos – GameStop, livraria – Barnes & Noble; sapatos – Aldo, vestuário – Banana Republic, GAP, Urban Outfitters, esportes – Modell’s, eletrônicos – Best Buy, etc.
Dica rápida: Você também adora fotografia? Que tal aproveitar a sua viagem para NYC para aprimorar a sua técnica e voltar com fotos ainda mais marcantes? Viaje junto de um grupo restrito, e embarque nesta deliciosa aventura com as Expedições Fotográficas – New York. Organizado por Luiz Carlos dos Santos Jr. e por Kleber Andrioli, a expedição conta com Workshops diários realizados por fotógrafos locais para te ajudar a elevar a sua fotografia a um outro nível. Para maiores informações, entre em contato pelo Instagram @luizcarlos_wildlifephotograph, ou @kleber.andrioli.photo, ou pelo site Wild Life Photography.
Dia 5: Williamsburg, Brooklyn
Dia de visitar o bairro mais hipster de New York. Reserve o dia para visitar este bairro, pois além da viagem de metrô um pouco mais longa, ele possui diversas atrações para todos os gostos com um ambiente extremamente descontraído. Ali todo mundo é amigo. Vá até a estação de metrô 14 – Union Square (linha verde ou amarela) e pegue a linha L. A sua parada é na Bedford Ave St., que aliás é a rua principal para ser explorada.
O bairro conta com cinemas alternativos, cafés de altíssima qualidade, bares e restaurantes dos mais descontraídos; muito, mas muito grafite em suas paredes, parques, museus e lojas de artesanato e livros. Explore! Ele possui também nosso bar preferido: o Barcade! Isso mesmo Bar + Arcades. Para você que gosta da onda retrô, vale a pena conferir!
Dica rápida: Para dar aquela refrescada nada melhor do que uma cerveja gelada no final da tarde em um autêntico Biergarten alemão, o Radegast Hall. A cervejaria possui diversas mesas de madeira comunitária no melhor estilo germânico; pratos típicos e claro, muita cerveja em canecas gigantes. Se estiver na cidade por volta do Oktoberfest não deixe de ir: bandas ao vivo, um porco assado enorme, competições, e muitos descendentes de alemão com suas roupas típicas.
Dia 6: Midtown
Se você ainda não cansou de museus ou vistas do topo de prédios, vale a pena então usar o último item do New York CityPass, que é o acesso ao Guggenhem Museum (museu impressionista, pós-impressionista e moderno) ou ao Top of the Rock Observation Deck, no Rockfeller Center Building, com vista similar ao do Empire State. Caso opte por curtir outras atividades não se preocupe; pois mesmo não utilizando todas as admissões você já está no lucro com o seu CityPass.
Para quem quer curtir outras atividades em NYC, o 6º dia se passa em Midtown. Se você ainda não passou pela Grand Central Station nas suas idas e vindas de metrô, inicie o dia por lá. A estação é simplesmente maravilhosa e conta com diversos cafés, bares e restaurantes – chiques ou mais informais.
Continua a visita ao Bryant Park ali pertinho, muito charmoso, o parque conta com muitas atrações no inverno, como uma pista de patinação no gelo e lojinhas de artesanato; e mais lojinhas no verão.
Ao fim do dia, aproveite que está perto da GCT e pegue o Shuttle (sinal cinza ‘S’) para a famosa Times Square. Use o seu MetroCard também no Shuttle. A Tiques Square é uma bagunça, com todas as lojas e restaurantes das redes mais famosas do mundo. As luzes à noite são um show à parte.
Dica rápida:
Programe-se e compre tickets com antecedência para assistir os melhores shows, espetáculos ou eventos esportivos em Nova Iorque.
Para mais dicas, consulte o nosso Guia de Viagem em Nova Iorque.
Engraçado, uma grande amiga está em NY e estava pensando na cidade esses dias. Acho que ficaria seis ou sete dias, principalmente por causa dos museus. Ótimo post
A D O R E I seu post! Quando eu visitei NY fiquei igual criança, é muito mágico ver a cidadea ao vivo pela primeira vez, pareceu que eu já conhecia tudo por causa dos filmes rs
Achei o post super completinho. Já tô anotando aqui e vou aproveitar as suas sugestões quando for montar meu roteiro. Brigadaaaaa.
Seu roteiro de Nova York tá perfeito! Fiquei 9 dias na cidade e fiz algo mais ou menos parecido, mas acho que você conseguiu aproveitar o tempo melhor do que eu, rs. Ótimas dicas!
Amei as dicas, quero voltar a Nova York e teremos exatos 6 dias. Seu artigo está ajudando muito.