Europa passará a cobrar taxa para entrada de estrangeiros na União Europeia

Europa passará a cobrar taxa para entrada de estrangeiros na União Europeia

NOTÍCIAS
Europa passará a cobrar taxa para entrada de estrangeiros na União Europeia

Foi aprovado nesta quarta-feira, 25 de abril de 2018, em um acordo entre a Comissão Europeia e o Parlamento, em Bruxelas, a implantação do registro e cobrança de taxa para entrada de estrangeiros na União Europeia. A medida visa a cobrança çde 7 euros por todos os turistas e profissionais que não precisam de visto para entrar nos países membros.

Qual o motivo desta mudança?

Desde 2015, ou seja, após o atentado em Paris e uma série de outros atentados que vem ocorrendo; a Comissão Europeia vem estudando uma forma de melhorar a segurança e aumentar a capacidade de identificação de pessoas que viajam por companhias aéreas e que não precisam de visto para entrar na União Europeia.

“We need to know who is crossing our borders. This way we will know who is travelling to Europe before they even get here.” (Presidente da Comissão Europeia, 2016)

A solução faz parte do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias). O sistema é idêntico ao dos Estados Unidos (Esta), que realiza o cadastro de todos que ingressam no país.

Brasileiros também terão que pagar taxa para entrar nos países da Europa?

Com a nova regra, os brasileiros terão que preencher, a cada viagem, um formulário eletrônico com seus dados pessoais em um site criado pelo Etias e pagar uma taxa de 7 euros para poder viajar para a Europa.

O novo cadastro continuará a dispensar a necessidade de um visto; e os brasileiros continuarão a ter o direito de ingressar e permanecer até 90 dias viajando por países do Espaço Schengen.

A intenção é apenas ter mais controle de quem entra e sai dos países membros.

+ Vai viajar para Europa? Então não esqueça do seu Seguro Viagem

Está com viagem marcada para a Europa?

Quem está com viagem marcada para a Europa nos próximos meses não precisa se preocupar.

Sem data para entrar em vigor, a cobrança de taxa para entrada de estrangeiros ainda precisa do aval do plenário do Parlamento Europeu e não deve ser implementada antes de 2021.

Recomendo, porém, que você se mantenha informado; pois há uma chance bastante grande de que novos controles de acesso a Europa sejam introduzidos.

 Turistas e profissionais de países
Bruges, Bélgica. Foto: 1001 Dicas de Viagem

Para mais informações, acesse: Schengen Visa.

Gostou? Então compartilhe este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *