Guacamole: um clássico da cozinha mexicana

Receita guacamole tradicional mexicano | 1001 Dicas de Viagem

Receita de Guacamole

O guacamole é uma receita tradicional mexicana, que significa “molho de avocado”. A receita se popularizou entre os latino-americanos, principalmente, por ser considerada já pelos astecas como um alimento afrodisíaco.

Por ser um prato herdado da cultura asteca e ter se espalhado pelo mundo, receita do guacamole varia de acordo com a região onde é preparado.

Em restaurantes mexicanos ele costuma ser servido acompanhado de nachos ou tortillas; embora também combine perfeitamente para temperar saladas ou acompanhar um filé de frango grelhado.

Prepará-lo em casa é muito fácil e é quase impossível não agradar a todo mundo!

Ingredientes:

– 2 abacates grandes maduros
– 2 tomates grandes cortados em cubinhos e sem sementes
– Suco de 1 limão
– 1/2 cebola picada
– Pimenta (chilli, do reino ou jalapeño), coentro e sal à gosto

Modo de preparo:

Corte os abacates na metade, retire os caroços, recolha as polpas e amasse-as com um garfo (não precisa deixar muito uniforme… pode deixar alguns pedacinhos mesmo). Em um recipiente, misture os abacates amassados, a cebola, os tomates picados, o sal, coentro e a pimenta. Após, adicione o suco de limão (cuidado para não exagerar e perder o equilíbrio dos sabores). Mexa misture apenas o suficiente para combinar os ingredientes. Sirva imediatamente. Esta receita serve até 4 pessoas.

Dicas rápidas:

– Para escolher os abacates ideais, pressione-os suavemente para verificar se estão bem maduros, porém sem pontos moles. Caso ainda não estejam muito maduros, deixo-os dentro de um saco de papel por um ou dois dias.

– Para evitar que o abacate escureça e fique amargo, é recomendado consumir o guacamole no mesmo dia do preparo. Caso contrário, conserve o guacamole na geladeira, junto com o caroço do abacate (que deve ser lavado e seco com papel toalha).

_________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:
Utilize o cupom 1001DICAS5 e garanta seu Seguro Viagem com até 10% de desconto
Transfira dinheiro para o exterior com praticidade e menores taxas
Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços
Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G
Encontre passagens aéreas mais baratas
Alugue carros pelos melhores preços
Economize e corte filas em passeios
Gostou? Então compartilhe este post!
NiKi Verdot :NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em quase 20 países (tendo passado por mais de 150 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

View Comments (4)

  • Delicinha essa receita, sempre ouvi falar do guacamole mas nunca tinha parado pra pesquisar e saber como faz. É tão fácil, estou tentada a experimentar fazer nesse carnaval! Acho que deve dar um sabor muito especial aos pratos.

  • Eu sempre morri de vontade de provar o guacamole, mas nunca parei para procurar alguma receitinha ou algo do tipo. Parece ser gostoso, tenho medo de provar e me arrepender 😮

  • Não sou muito fã de abacate mas a receita parece muito boa (até porque tem mais ingredientes no meio).
    Não posso deixar de citar que as dicas que você deu são ótimas.

  • OOi adorei a dica, quando conheci a culinária mexicana experimentei o Guacamole e adorei, o sabor é muito bom!
    Beijos boa semana
    Bella Página