London Tower: Passeio imperdível em Londres | 1001 Dicas de Viagem

Visita à London Tower: Imperdível

London Tower 

De todos os pontos turísticos de Londres, talvez este seja o mais imperdível. Idealizada por William I (Guilherme), o Conquistador, em 1078, a Torre de Londres é o castelo mais antigo da Inglaterra, sendo de lá para cá, guardados quase 1000 anos de história, contos de conspirações, assassinados, assombrações, etc.

A Torre de Londres, que na verdade é uma fortaleza, já serviu como fortaleza (“quartel general”), palácio real, presídio (considerado o principal da Inglaterra durante séculos, sendo palco de execução de alguns criminosos e de duas esposas do Rei Henrique VIII, Ana Bolena e Catarina Howard, consideradas culpadas de traição) e, atualmente, serve como atração turística, sendo o local onde estão expostas as jóias da coroa.

Torre de Londres - Foto: NiKi Verdot.
Torre de Londres – Foto: NiKi Verdot.
Interior da Torre de Londres - Foto: NiKi Verdot.
Interior da Torre de Londres – Foto: NiKi Verdot.
Foto: NiKi Verdot.
Foto: NiKi Verdot.
Sobre a Tour:

Entramos na Torre de Londres por volta das 13h00, e o que poderia ter sido a pior idéia possível deu muito certo. Felizmente não pegamos fila e conseguimos ver tudo nos mínimos detalhes. Ainda assim, recomendo não arriscarem tanto e chegarem bem cedo (por volta das 09h00, quando abrem os portões).

Bom, assim que você atravessa o portão já dá de cara com os “Yeoman Warders” ou “beefeaters” como foram apelidados – guardas britânicos responsáveis por cuidar da Torre de Londres (antigamente recebiam seus pagamentos em bifes – “beef eater” – motivo pelo qual foram assim chamados). Eles ficam lá para dar as boas vindas aos visitantes, e assim que se formam grupos, saem fazendo uma breve visita guiada por alguns dos principais pontos da Torre, contando suas histórias sombrias e dando detalhes de como ela funciona hoje em dia.  Como anfitriões do lugar, contam as histórias da Torre de uma forma mais teatral (com vozes e termos mais rebuscados), então se não estiver com o inglês afiadinho você pode reservar audioguides para o passeio (mais detalhes no final do post).

Bloody Tower e Traitor’s Gate:

O Portão dos Traidores era o local por onde entravam os condenados por alta traição na corte. Foi por ele que Ana Bolena entrou na Torre de Londres para ser decapitada a mando do rei. Segundo a história, na época, o caminho que levava ao “Traitor’s Gate” pela London Bridge era cheio de estacas de madeiras em suas laterais, sendo em cada uma delas enfincada a cabeça de um prisioneiro condenados à morte.

Exposição das Jóias da Coroa

Imperdível! Demos sorte de chegar na Torre em um horário meio vazio e assim conseguimos ver todas as jóias de pertinho, com todos os detalhes trabalhados, ler as placas, curtir o passeio – tudo com calma e espaço.  Lá dentro é proibido tirar fotos, tá? Mas é muito legal mesmo! Lá estão expostas todas as jóias, cetros, ornamentos, tudo o que já pertenceu a cada rei da história da Inglaterra. Você também poderá ver de perto as coroas que só saem em ocasiões especiais (como na coroação da Rainha Elizabeth II) e diamantes que fizeram história (como o Diamante Hope, que segundo a lenda todos os homens que já o tiveram sofreram mortes bizarras depois, como Luís XVI da França e Maria Antonieta, que foram à guilhotina durante a revolução francesa).

A Torre Branca 

O passeio segue pelas exposições de armas da Torre Branca – a Torre de Londres propriamente dita. Vale super a pena conhecer o interior dela, especialmente pela coleção real de armaduras ali exposta, de todas as épocas e lugares, como armaduras inglesas, espanholas, árabes – todas com explicações em inglês e algumas ainda com atividades interativas. Depois de apreciar todas as peças expostas, vá até o topo da Torre Branca para ver o que na época de sua construção, chegou a ser considerado o ponto mais alto da cidade. A Torre de Londres tem ainda uma ala onde ficam os equipamentos de tortura (que dizem ter sido utilizados mais em lendas do que propriamente em torturas, vai saber!).

Rei Henrique VIII
Armadura do Rei Henrique VIII – Foto: NiKi Verdot.
Armaduras na Torre Branca - Foto: NiKi Verdot.
Armaduras na Torre Branca – Foto: NiKi Verdot.
Foto: NiKi Verdot
Exposição na Torre Branca – Foto: NiKi Verdot.
Os Corvos

Acredite ou não, os corvos lá presentes também tem um papel especial. Por volta de 1600, chegou aos ouvidos do Rei Carlos II a lenda de que se os corvos fossem removidos da Torre de Londres, a monarquia cairia na Inglaterra. Como o melhor é não arriscar, até hoje os “beefeaters” cuidam direitinho dos corvos para mantê-los sempre por lá.

Corvos na Torre de Londres - Foto: NiKi Verdot.
Corvos na Torre de Londres – Foto: NiKi Verdot.
A Cerimônia das Chaves

Todos os dias, no período da noite, ocorre a Cerimônia das Chaves – ritual de trancar a Torre de Londres, realizado há 700 anos pelos ”beefeater”, para que nenhum prisioneiro pudesse escapar. O ritual parece ser cheio de mistérios e encenação, mas não é tão fácil para assistir. Para participar da cerimônia não é preciso pagar a mais pelo bilhete se você já tem a entrada da Torre de Londres, mas é preciso fazer a reserva do lugar. Você deve encaminhar uma carta (endereço no final deste post) informando todas as pessoas que estarão presentes na cerimônia e sugestão de duas datas. Depois disso, mediante a disponibilidade de espaço físico, os tickets são emitidos.

O tour com o “beefeater” não compreende todas as partes do castelo, e por isso vale a pena dedicar algumas horas para passear por lá por conta própria hein!

Ah! E quando você estiver por lá, fique atento pois a qualquer hora você pode dar de cara com Ana Bolena ou Rei Henrique VIII circulando pela Torre! Rs! São atores que fazem a encenação de momentos históricos importantes que aconteceram por lá.

Informações práticas:

– Se quiser aproveitar com calma o passeio, reserve pelo menos meio período do seu dia. Acredito que aproximadamente 3 horas estejam de bom tamanho para poder passear e conhecer sem pressa as histórias dos cômodos e fazer valer a pena o passeio.

– O ticket da Torre de Londres custa £ 24,50 (adulto) e £ 11,00 (crianças), se comprados na bilheteria. Dica: compre seu ticket com antecedência, especialmente se estiver indo para Londres em época de alta temporada (junho a outubro). Este passeio é um dos mais procurados, o que acarreta em loooongas filas na bilheteria. Se preferir, você pode comprar seu ticket pela internet e fugir das filas. É só comprar online e imprimir.

– A Torre de Londres é bem sinalizada, mas com tanta história para contar, se não estiver com um guia, é um lugar que realmente vale a pena pegar os audioguides, disponíveis em português e que precisam ser adquiridos com antecedência, junto com a compra do bilhete – custam £ 4,00 (adultos),  £ 3,00 (crianças até 16 anos) e £ 12,00 (família de 2 adultos e 3 crianças). Se você já comprou seu ingresso online, você pode fazer a pré-reserva do seu audioguide neste link.

– Caso queira assistir a Cerimônia das Chaves, envie sua carta para o endereço abaixo e fique na torcida pelo seu lugar!

Ceremony of the Keys Office Tower of London

LONDON, EC3N 4AB Great Britain

Tel: +44 (0)20 3166 6278

Clique aqui para garantir seu ingresso e evitar filas em outros passeios.
336x280-London-Portugese 

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas pelo Decolar

Reserve hotéis pelos melhores preços através do Booking.com

Quer comprar moedas? Encontrei o Melhor Câmbio da sua cidade 

Câmbio com praticidade e menores taxas pelo Transferwise

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G da Travel Mobile

Alugue carros pelos melhores preços pela RentCars

Economize e corte filas em passeios pela Tickerbar

Faça uma cotação para o seu Seguro Viagem

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!