Passeios imperdíveis na Irlanda

A Irlanda, terra da famosa banda de rock U2 e de grandes nomes da literatura, como James Joyce e Oscar Wilde, é o destino que tem se tornado cada vez mais popular, especialmente entre os intercambistas e mochileiros. Também conhecida como Ilha da Esmeralda, devido a grande presença de vegetação de estepes na cor verde clara, já foi parte do Reino Unido, mas hoje apenas a parte norte continua sendo posse da coroa inglesa – o sul é independente e consiste na República da Irlanda.

Apesar de não ser um país de grandes dimensões e ter menos de 5 milhões de habitantes, é repleto de atrações, belezas naturais e coisas legais para fazer e ver. 

Dublin, além de ser a capital e maior cidade da Irlanda, também é o principal local escolhido pelos turistas para se acomodarem. Famosa pela grande quantidade de tradicionais pubs e tavernas, claro, pela boa cerveja, a cidade não deixa nada a desejar. Um dos bares mais populares é o The Temple Bar, localizado na região da cidade de mesmo nome e que ainda hoje preserva sua planta medieval, atraindo para suas ruas de pedra estreitas muitos visitantes (e também muitos noivos para suas despedidas de solteiro) durante o ano todo. Em relação à vida noturna, é considerada a região da cidade mais agitada, com milhares de opções de bares e restaurantes. 

Melhores passeios na Irlanda
The Temple Bar. Foto: Tero Vesalainen / Pixabay

Para muitos a Irlanda também é associada aos leprechauns (aqueles duendinhos verdes), trevos de quatro folhas e, claro, St Patrick’s Day. Esta data, nada mais é do que o dia em que é comemorado o aniversário da morte do padroeiro do país, embora seja muito mais lembrada como uma festa com duração de 4 dias, cuja maior farra ocorre justamente na região do Temple Bar, que recebe os foliões, normalmente, vestidos com as cores da bandeira da Irlanda (verde, laranja e branco). A celebração ocorre entre os dias 16 a 19 de março e conta com diversos eventos culturais, apresentações de danças típicas, música tradicional e um desfile no último dia, tudo isso, é claro, regado a muita cerveja. Dessa forma, se você também é um fã de cerveja e adora uma festa, vale a pena tentar encaixar a sua visita nesta data!

Melhores passeios na Irlanda
St. Patrick’s Day. Foto: Giuseppe Milo / Flickr

Por falar em cerveja, a cidade é o lar da cervejaria Guinness, a Stout mundialmente conhecida pela sua cor escura e sabor robusto. E como não poderia deixar de ser, um dos passeios mais realizados em Dublin é justamente a visita à Guinness Storehouse, localizada no St. James’s Gate Brewery, a cervejaria fundada em 1759 por Arthur Guinness. Um fato curioso é que na época ele assinou o contrato de aluguel do local por 9 mil anos, pagando apenas 45 libras por ano! Sério, quem pensa em fazer isso!? 😛

Melhores passeios na Irlanda
Cervejaria Guinness. Fonte: Giuseppe Milo / Flickr

Apesar da produção atualmente ocorrer em outro endereço, o prédio histórico abriga um museu bem interativo, que conta toda a história do surgimento da cerveja, como ela é produzida, as propagandas ao longo dos anos, e ainda oferece uma degustação e um cursinho de como tirar o chopp corretamente – há toda uma técnica de inclinação do copo envolvida, e você ainda sai com um certificado no final! No topo deste mesmo prédio, há também um bar com vista panorâmica da cidade, chamado Gravity, onde você pode acabar sua visita degustando uma bela pint (medida do chopp que equivale a 500 mL) de Guinness. 

Quem prefere passeios na natureza, também não vai se decepcionar: à uma curta distância de Dublin, encontram-se diversas atrações turísticas naturais e locais que inclusive já foram utilizados nas filmagens de filmes, como Harry Potter e PS Eu Te Amo. Estes locais podem ser alcançados alugando um carro ou mesmo com um passeio turístico contratado de um dia.

O passeio mais famoso é a visita às falésias naturais Cliffs of Moher – penhascos que se erguem a uma altura de 214 m e se estendem por 8 Km na beira de um gelado oceano Atlântico. Os visitantes podem desfrutar das belas paisagens, andar pelas encostas dos cliffs, e subir em uma torre construída em 1835, a O’Brien’s Tower, para uma melhor vista.

Outro local que recebe muitos ônibus lotados de turistas todos os dias é o Giant’s Causeway, ou Calçada dos Gigantes em português, uma formação natural de mais de 40 mil rochas em formato de prisma hexagonal, dispostas em colunas verticais de diferentes tamanhos, que lembram uma calçada e tem toda uma lenda envolvendo gigantes para explicar sua formação. As rochas, na realidade, são formadas pela massa basáltica proveniente da erupção de um vulcão de aproximadamente 60 milhões de anos. O local faz parte de uma reserva natural e você pode percorrer diversas trilhas. Também existe um centro de visitantes onde você pode adquirir mais informações para outras trilhas, se aquecer e, claro, comprar lembrancinhas!

Melhores passeios na Irlanda
Giant’s Causeway, Irlanda. Foto: Stéphane Moussie / Flickr

Geralmente costuma-se incluir no roteiro do mesmo dia uma visita a uma ponte suspensa de cordas chamada Carrick-a-Rede Bridge. Os que têm mais coragem de atravessar pagam 7 libras e tem acesso a uma vista maravilhosa do mar de águas cristalinas, rochedos e montanhas verdejantes.

Para quem, assim como eu, gosta de história, é indispensável a visita a um dos monumentos mais antigos construídos pelo homem – mais até que as pirâmides do Egito – o Newgrange! Datando de 5 mil anos atrás, as construções de pedra ovais representam tumbas neolíticas que foram com o tempo sendo cobertas por grama, mas permanecem, ainda hoje, intactas em seu interior. Existem várias delas espalhadas pela região do Condado de Meath, e o curioso é que as pedras são apenas encaixadas, sem a utilização de barro ou outra coisa para cimentar. Os significados das gravuras geométricas feitas nas pedras e o fato de como foram transportadas até ali ainda é um grande mistério.

Além de ser considerada um templo, a maior delas ainda é um observatório solar, já que no solstício de inverno a luz do sol ilumina a câmara mortuária por meio de uma passagem posicionada precisamente num ponto estratégico para receber os feixes de luz por cerca de 12 minutos. 

Melhores passeios na Irlanda
Newgrange, Irlanda. Foto: Young Shanahan / Flickr

Ainda para os entusiastas da antiguidade, a Irlanda é um prato cheio devido a sua grande quantidade de castelos de diversos tempos históricos. É possível visitar a maioria deles, desde ruínas até elegantes palácios luxuosamente decorados de épocas mais recentes. Alguns dos mais populares que valem muito uma visita são os de Kilkenny, Blarney, Trim, Malahide (pertinho de Dublin), Rock of Cashel e Leap, um dos mais assombrados da Europa! 

É claro que além disso tudo, há ainda muito a se conhecer na Irlanda, mais acredito que já deu para notar que este, definitivamente, é um país que merece ser visitado né?

Melhores passeios na Irlanda
Trim Castle, Irlanda. Foto: Wikimedia

 _________________________________________________________________________________

Este post é fruto de uma parceria comercial. Cabe destacar que publicamos somente informações que julgamos relevantes para nossos leitores e/ou que possam auxiliar no planejamento de suas viagens.

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas

Reserve hotéis e pousadas pelos melhores preços

Veja como fazer câmbio com praticidade e menores taxas

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G

Entenda tudo sobre o Seguro Viagem

Alugue carros pelos melhores preços

Economize e corte filas em passeios

 _________________________________________________________________________________

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

2 comentários em “Passeios imperdíveis na Irlanda

  • 27 de novembro de 2017 em 11:19
    Permalink

    Nossa!!! A Irlanda deve mesmo ser incrivel! Nao vejo a hora de realizar este sonho! =)

    Resposta
  • 21 de novembro de 2017 em 21:41
    Permalink

    Muito massa! Fui e quero ir de novo, dessa vez com menos pressa pra poder conhecer os pontos turísticos melhor. Pra quem for pra Dublin mesmo, tem um monte de bares que fazem as próprias cervejas que vale a pena experimentar (além de venderem a Guinness, claro).

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
  
error: Content is protected !!