Brasileiros morando em Besançon - França | 1001 Dicas de Viagem

Besançon: aqui estamos nós!

Brasileiros morando em Besançon

Como eu disse no meu último post, resolvemos partir de Toulouse para uma nova experiência. Viemos parar então em Besançon, uma cidadezinha encantadora e desconhecida (nem venham me dizer que já ouviram falar desse lugarzinho no interior da França! Rs!).

Franche-Comte Besançon
Localização da cidade de Besançon, França.

Se vocês jogarem “Besançon” no Google, não vão encontrar muitas informações. Para quem não fala francês, então, piorou. Por isso ao longo do tempo vou contando para vocês um pouquinho sobre a cidade, curiosidades históricas e, claro, mostrar para o que fazemos por aqui, ok?

Bom, a primeira pessoa a escrever sobre a existência da cidade foi Julio César, que a batizou, no período de 1058, de Vesontio. No século IV, o nome foi adaptado para Bisontion. Besançon foi oficializado mesmo em 1243. Ao longo do século XVI e até o início do século XVII, o local esteve sob domínio da Espanha.

Capital da região Franche-Comte, Besançon conta atualmente com aproximadamente 120 mil habitantes e, embora ainda seja pequenininha, tem praticamente toda a infra estrutura de uma cidade grande: malha de ônibus, estação de trem, sistema de tramway (uma espécie de metrô de superfície), ótimo comércio, cinemas, museus, teatro, parques, e claro, um rio encantador chamado Doubs que envolve a cidade deixando-a com àquele ar tipicamente Europeu!

Tramway
Tramway de Besançon. Foto: NiKi Verdot.

O custo de vida é bem abaixo das grandes cidades, e ainda assim tem bastante coisa pra fazer. Fora isso, é pertinho de várias cidades interessantes e com tantos meios de locomoção, morar por aqui e viajar pela Europa não é tarefa difícil! 🙂

Besançon além de ser conhecida como uma das cidades “mais verdes” da França, também é renomada pela sua qualidade de vida, pelo seu patrimônio histórico e cultural e por sua arquitetura única. Em termos arquitetônicos, a cidade é toda construída em pedra de Chailluz, uma pedra calcária da região de cor amarelada, com manchas entre o azul e o cinza. Dizem que quando o tempo está seco a cor é cinza/azul, e quando chove, com a absorção da umidade, a pedra se torna cada vez mais amarela.

Interior da França
Centro de Besançon. Foto: NiKi Verdot.

A região Franche-Comte é conhecida também pelos seus queijos – alguns são produzidos apenas nesta região. O Mont d’or, por exemplo, é produzido pela região e só é comercializado em um determinado período do ano (vale muito a pena experimentar).

Fromage Mont d’or
Queijo Mont d’or – Tradicional da região France-Comte. Foto: NiKi Verdot.

Com tanta beleza e com o estilo de vida da população de Besançon fica difícil não se apaixonar pela cidade. Estamos prestes a completar 2 meses por aqui e a cada dia gostamos mais e mais da escolha que fizemos.

Outras informações você encontra nos sites:

 _________________________________________________________________________________

COMECE SUA VIAGEM AGORA MESMO:

Encontre passagens aéreas mais baratas pelo Decolar

Reserve hotéis pelos melhores preços através do Booking.com

Quer comprar moedas? Encontrei o Melhor Câmbio da sua cidade 

Câmbio com praticidade e menores taxas pelo Transferwise

Saia do Brasil com chip pré pago e internet 4G da Travel Mobile

Alugue carros pelos melhores preços pela RentCars

Economize e corte filas em passeios pela Tickerbar

Faça uma cotação para o seu Seguro Viagem

Gostou? Então compartilhe este post!

NiKi Verdot

NiKi Verdot, além de ser uma apaixonada pela vida, considera-se uma viciada em viagens. Mal acaba de chegar de uma e já está pensando nas próximas (no plural, é claro!). Tem o passaporte carimbado em 16 países (tendo passado por mais de 140 cidades) e adora compartilhar suas fotos, dicas e experiências, com o objetivo de ajudar a todos que, assim como ela, são viciados em viagens.

2 comentários em “Besançon: aqui estamos nós!

  • 30 de maio de 2017 em 10:13
    Permalink

    BOM dia amo muito essa cidade e habito lá já faz um ano e sou muito feliz por isso. se precisarem de guia podem me contatar!

    Resposta
    • 30 de maio de 2017 em 16:24
      Permalink

      Que show! Moramos em Besançon durante 8 meses, mas agora no final de maio viemos para Dijon! É mais a nossa cara! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!